O Direito e suas ramificações tem sua importância e aplicapibilidade no conjunto de uma sociedade organizada, mas indubitavelmente o Direito Constitucional é o pilar dessa sociedade. Nele encontramos as diretrizes que direcionam o que deseja como justo e posto como correto para o todo.

Sendo o Direito Constitucional o ramo do direito público de dedicado à análise e interpretação das da magna carta, ele faz com que com os magistrados, legisladores e demais envolvidos na lida cotidiana com esta ramificação lide em seu ápice da pirâmide normativa da ordem jurídica da Leis Supremas de um Estado Soberano como o caso do Brasil.

Como função, a regulamentação e delimitação do poder do estado e garantia do s direitos fundamentais dos cidadãos. Dentre suas bases, está a organização e funcionamento do Estado e tem o objetivo de estudar a constituição política do Estado.

Responsabilidade por orientar as base onde se solidifica uma nação, o Direito Constitucional leva a luz a base do direito e legalidade e estrutura a base legal de uma nação, sem esse ramo os demais ramos do direito não seriam possíveis.

Por definição, uma constituição, não necessariamente precisa se apresentar formalmente escrita, em países onde o direito consuetudinário é possível a carta magna não se encontrar positivada em um documento formal. Pode ser é fruto de uma construção histórica de práticas e costumes de toda a população. Ritos tão arraigados que não carecem registro e nem por isso deixam de ser lei. Esse formato de Lei Maior não desvirtua a existência de normas escritas de caráter constitucional, como acontece na Inglaterra, com o Act of Habeas Corpus, e a própria Magna Carta.

Todavia grande parte das constituições existentes segue um padrão formal normatizado, de maneira que são o fruto de uma Assembleia, quando surgidas de processos constitucionais democráticas, onde as decisões acerca de como será o Governo estatal e quais os direitos a serem previstos neste documento advém de voto e não de totalitarismo.

O Direito Constitucional é a forma máxima de representação dos desejos de liberdade de um povo e o registro de suas características, sua cultura e sua realidade. Representam suas origens e suas realidades históricas. Por esse registro podemos compreender como uma nação foi criada e mantida e seus ideais de liberdade e seus valores bem como a sua formação.

Como exemplo podemos observar a constituição norte americana que influencia até hoje os textos constitucionais em suas bases e ideais de liberdade coletivas e individuais e bases de uma nação livre e soberana.

No Brasil e Magna Carta de 1989 reflete nossa formação diversificada, heterogênea e tem texto complexo, com variados interesses e multifuncionalidade, com legislação complementar vasta e complexidade de interpretação para o leigo. Demanda estudo e estrutura regimental e ferramental para compreensão.

Sobremaneira o Direito Constitucional reflete a vontade e o projeto de uma nação como um todo, sua formação cultural e suas dificuldades de projetos de crescimento.