Há um tempo atrás precisei realizar uma pequena obra em minha casa. Construir um pequeno banheiro, como minha casa é pequena, pedí para o pedreiro contratado fazer o projeto de forma que o banheiro funcionasse também como lavanderia. Sendo uma coisa aparentemente simples, confiei que o mesmo entenderia a forma de instalar os canos, fazer o encanamento, colocar o chuveiro no lugar certo e etc.

Como se tratava de um profissional com alguns anos de experiência, fiquei tranquilo e fui trabalhar.

Quando a obra ficou pronta me deparo com um banheiro que serve apenas e tão somente como banheiro, embora o profissional contratado tenha colocado o encanamento para a máquina de lavar, não pude utilizá-lo, pois além da máquina não funcionar com o encanamento da maneira como foi colocado, toda vez que minha esposa lavava a roupa e usava o encanamento para escoamento da água, a parede do outro lado ficava úmida e a água vasava, deixando o cômodo contíguo ao banheiro encharcado.

O chuveiro foi colocado em frente a porta, sem a mínima necessidade, digo pois havia espaço para se colocar o mesmo do outro lado, longe da porta. Resultado? Toda vez que se utiliza o chuveiro a água vai para o meu quarto.

Fora uma série de erros bobos, como por exemplo, deixar de colocar fita veda rosca no encanamento, e outros mais.

Hoje já não falo mais deste profissional, pois ele me mostrou um mercado novo, que é o da Construção Civil. Depois desta experiência, deixei o Ramo de Manutenção de refrigeradores e passei a me dedicar ao trabalho como Empreiteiro.

Desde então tenho tido muito sucesso, pois meus clientes ficam muito satisfeitos com o trabalho realizado.

Não quero que assim como eu me decepcionei com  o trabalho de um profissional, algum de meus clientes se decepcionem com o meu. Por isso sou atencioso aos detalhes, ouço meu cliente, fiscalizo pessoalmente as obras, tenho uma boa relação com a equipe de obras, cujo responsável direto sou eu.

Posso não ter o menor preço, mas trabalho com um preço justo, dou garantia em contrato e emito Nota Fiscal para todos, indistintamente.

O meu compromisso é com o cliente, não com o lucro. Pois entendo que dinheiro é consequência e não finalidade. O dinheiro é consequência de um excelente trabalho e não a finalidade de um serviço.

Acredito que todo, todo profissional, independente da sua área de atuação, deva ter isso em mente. Que o dinheiro é consequência de um excelente trabalho e não finalidade.

Quando todos pensarem desta maneira, teremos um mundo com menos desperdício, mais pessoas satisfeitas e menos desconfiança por parte dos contratantes e clientes.