Como já visto em alguns editoriais, o clima é construído a partir dos aspectos perceptíveis da cultura organizacional, porém o mesmo possui grande influência nesta, uma vez que funciona como um processo de realimentação. Assim, a cultura vai se moldando à medida que o clima vai se solidificando, como uma paisagem geográfica que vai se alterando à medida que sofre a ação de ventos, chuvas e sol.

  Entender como se dá essa relação não é tarefa fácil, uma vez que a possibilidade de interação dos demais elementos que compõem a cultura organizacional é complexa, tendo em vista que a cultura é sistêmica, ou seja, qualquer ponto alterado em relação à cultura vai afetar outros aspectos da organização e, por extensão, alterar a maneira como os empregados percebem a mesma, podendo gerar motivação e satisfação, ou não.

  Segundo Chiavenato (2000) salienta que, encadeadamente, os níveis de satisfação da clientela são influenciados pelo nível de satisfação dos empregados. Nesse aspecto, considera-se então como extremamente relevante manter um clima organizacional prazeroso, para que a própria imagem da empresa não venha a ser prejudicada.

  Pode-se perceber, pelas explanações anteriores, que o clima organizacional pode funcionar como se fosse um elo entre os níveis individuais – das pessoas que formam a organização – e o nível organizacional – de todo um conjunto de expectativas, valores e diretrizes que formam a organização, e que é percebida pelo seu cliente externo.

   Portanto, é inegável a compreensão de que o clima organizacional funciona como um indicativo do grau de motivação e satisfação dos funcionários, o qual é consolidado através da percepção dos diferentes aspectos da cultura organizacional. Nesse sentido, contribui, afirmando que esses aspectos podem estar relacionados com a política de recursos humanos empregada pela organização, seu modelo de gestão, aspectos de liderança, processo de comunicação, reconhecimento e valorização profissional e identificação do empregado com a empresa.

  Uma vez que o clima organizacional resulta de uma série de interpretações individuais, as empresas que desejam saber como seus empregados internalizam sua cultura e demais dimensões do trabalho precisam a metodologias específicas, classificadas como pesquisas de clima organizacional.