Edson Silva

O Admirável Mundo Novo oferecido todo segundo na internet trouxe matéria no Site Terra sobre a presidenta Dilma Rousseff, recém eleita por nós brasileiros. O texto da repórter Lúcia Müzell me chamou a atenção porque ela esteve em Gabrovo, cidade búlgara onde nasceu o pai de Dilma. Lá ela constatou o orgulho dos moradores em ter uma de suas descendentes eleita ao mais alto posto de um país líder emergente, o nosso Brasil.

Interessante é o juízo das pessoas em relação a determinadas características das pessoas, elogiando-as ou criticando-as, normalmente levando em conta interesses próprios. Na matéria, o prefeito de Gabrovo Nikolay Sirakov define a mulher búlgara como forte, brava, capaz de administrar sozinha toda a família. Ele acrescentou ter ouvido que Dilma foi criticada no Brasil pelo temperamento forte e disse que na Bulgária é diferente, trata-se de qualidade nas mulheres.

De minha parte e bom brasileiro, também acho qualidade a fortaleza de Dilma. Não acredito que daria certo alguém fraco, seja mulher ou homem, governando este país, que está conseguindo promover desenvolvimento econômico e social, com melhoria da vida de pessoas do campo e das cidades. Para quem, por ventura, mantém alguma dúvida sobre a capacidade de Dilma, talvez a frase de Krassimira Cholakova, organizadora de uma exposição sobre a família de nossa presidenta, seja esclarecedora.

Disse Krassimira ao Site Terra: "Nós, búlgaras, só paramos uma tarefa quando terminamos tudo. Somos capazes de fazer um projeto de vida de longo prazo e só mudarmos de foco quando conseguimos o que queríamos". A Dilma não chegou nem a por os pés na Bulgária, ela ainda tem parentes no leste europeu, mas sem dúvidas demonstra determinação, força, capacidade de fazer e de trabalhar.

Nos últimos anos, ela aprendeu muito com o presidente Lula e por certo ensinou também. Adolescente, ela sofreu pelo Brasil lutando diretamente contra a Ditadura Militar e por certo acrescentou ao tempero da formação de seu caráter mais ingredientes, entre os quais emoção e carinho pelo povo. Não tenho dúvida de que elegemos uma grande presidenta e que o mundo ganhou uma importante líder.

Edson Silva, 48 anos, jornalista, nasceu em Campinas e trabalha como assessor de imprensa em Sumaré.

[email protected]