Dificuldades do cuidado humanizado na assistência de enfermagem

Difficulties Regarding the Humanized care in nursing assistance

Dificuldades do cuidado humanizado na enfermagem

Fernanda da Silva Paiva1, Xisto Sena Passos2, Leonardo Martins da Silva3

1Aluna do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Paulista – UNIP. 2Doutor em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás. Professor Titular do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP 3Especialista em Docência Universitária pela Faculdade Estácio de Sá. Professor assistente do Departamento de Enfermagem da UNIP.

Área temática: Saúde Pública

Declaração de conflitos de interesse: Declaramos que não existem conflitos de interesse entre os autores do artigo, quanto à publicação.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar e conhecer as principais dificuldades encontradas no âmbito hospitalar voltado à enfermagem e sua atuação frente a essas dificuldades, uma vez que parte dos problemas encontrados diz respeito à própria atuação do enfermeiro voltada ao paciente. Trata-se de um estudo bibliográfico descritivo com método de leitura exploratória e seletiva do material de pesquisa. Foi composta uma amostra de 30 artigos disponíveis em suporte eletrônico e de autoria de enfermeiros. Após o levantamento dos dados, foi desenvolvida uma análise do conteúdo por meio de leitura, releitura e interpretação dos textos de forma sistemática a fim de relacioná-los e sintetizá-los, observando as diferenças e semelhanças sob o mesmo tema. A importância de se buscar respostas a essas dificuldades visa encontrar soluções de melhoria tanto do atendimento ao paciente quanto das condições de trabalho para a prestação do cuidado humanizado. Conclui-se que as dificuldades para prestação de um cuidado humanizado vão além de fatores financeiros, educativos e ergonômicos para a realização das atividades condizentes à assistência de enfermagem.

Descritores: Humanização, cuidar, assistência de enfermagem

Abstract

The objective of this study was to identify and know the main difficulties found on the hospital ambit regarding nursing and its role related to these difficulties, sincepart of the problems found is concerning the nurse performance towards the patient. This paper is a bibliographic and descriptive study which used the investigative and selective reading method on the research material. A sample containing 30 articles available on electronic support and written by nurses was composed. After the data survey, a content analysis through reading, rereading and texts interpretation was developed, using a systematic way in order to relate and summarize the content, noticing the differences and similarities on the same theme. The importance of searching answers to these difficulties is aimed at finding solutions to improveboth,patient treatment and work conditions, to promote the humanized care. It is concluded that the difficulties to promote a humanized care are beyond financial, educational and ergonomic factors to the achievement of activities related to nursing assistance.

Keywords: Humanization, take care, nursing assistance

Introdução

Humanização é definida como a valorização da qualidade do cuidado do ponto de vista técnico que possui como principal objetivo, fornecerem melhor atendimento não só aos beneficiários como também aos trabalhadores. “Assim, humanizar e cuidar se complementam tornando-se indissociáveis”1. Sua definição ultrapassa as noções de comportamentos aceitáveis e não aceitáveis dentro de uma sociedade que se julga humana, porém na maioria das vezes demonstra que se tornam menos humana em relação ao próximo. A humanização da saúde tem como um de seus principais objetivos, fornecerem melhor atendimento não só aos beneficiários como também aos trabalhadores, onde a enfermagem lida com o ser humano que está em constante evolução, que necessita de ser tratado com respeito e dignidade, ou seja, como ser humano em sua totalidade como um ser único.

Segundo o Ministério da Saúde (2000) “O eixo norteador desse estudo está centrado no Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) que surgiu como uma proposta de trabalho voltado à humanização dos serviços hospitalares públicos de saúde”, que atenderá todos os níveis sociais de forma igualitária, baseado na insatisfação dos usuários em relação aos profissionais de saúde. Esse programa possui um conjunto de ações que se integram para mudar o padrão da assistência prestada, a fim de buscar estratégias de aprimoramento do contato humano visando melhor qualidade, eficiência e eficácia dos serviços à saúde.

Humanização e Qualidade do processo de trabalho em Saúde, de autoria de Francisco Antonio de Castro Lacaz e Leny Sato, têm como foco as propostas de humanização para os trabalhadores de saúde. Falam sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT), frisando a importância do trabalhador como agente ativo e participativo sobre o seu próprio trabalho, condição para a saúde profissional e qualidade do cuidado prestado à clientela 3. A atenção à saúde dever buscar uma assistência que vise o respeito, a liberdade, o compromisso, as características e as particularidades de cada paciente de forma menos mecanizada e sim buscar um contato mais próximo de compaixão, acolhimento de troca de experiências com o paciente, família, comunidade e com a própria equipe de trabalho, ou seja, com todos à sua volta.

Os obstáculos existentes entre humanização e assistência de enfermagem são inúmeros podendo destacar: falta de capacitação, rotina preestabelecida falta de tempo para o cuidado direto, realização de tarefas que não se adéquam com a enfermagem, deficiência de recursos materiais, resistência das instituições e dos profissionais, falta de motivação para o trabalho, baixa remuneração, o próprio estresse da profissão dificuldades no conhecimento das patologias e pouca ou nenhuma orientação aos pacientes.

A atenção à saúde dever buscar uma assistência que vise o respeito, a liberdade, o compromisso, as características e as particularidades de cada paciente de forma menos mecanizada e sim buscar um contato mais próximo de compaixão, acolhimento de troca de experiências com o paciente, família, comunidade e com a própria equipe de trabalho, ou seja, com todos à sua volta. Assim, tem-se por objetivo: Identificar as dificuldades referentes à humanização do cuidado na assistência de enfermagem, encontrar soluções, além de mostrar a importância de se humanizar a assistência de enfermagem.

Revisão da Literatura

Trata-se de um estudo bibliográfico descritivo com método de leitura exploratória, sendo realizado através do banco de dados da Scielo, BIREME, LILACS, utilizando as palavras descritoras: Humanização, cuidar, assistência de enfermagem, humanização da assistência de enfermagem, com delimitação de tempo dos anos entre 2005 a 2014. Através da leitura de artigos científicos, os dados pesquisados foram organizados em três categorias, enfatizando a importância de implantação do cuidado humanizado, sendo elas:

A importância de se humanizar o cuidado

A humanização se faz necessária ao se levar em consideração as situações “desumanizantes” que vêem surgindo ao longo de décadas nos serviços de saúde e conseqüentemente na de enfermagem. Em relação às situações desumanizastes relacionadas ao paciente podemos citar como foco falta de privacidade, despreparo psicológico, falta de informações, aglomeração, anonimato e a falta de ética de alguns profissionais.

Atualmente um dos objetivos principais no atendimento hospitalar é a humanização dos cuidados de saúde. A sociedade sente a necessidade de humanizar e ser humanizado em momentos de fragilidade e doença, assim, há a necessidade dos profissionais de saúde, principalmente para os enfermeiros (as) conhecer, promover, esclarecer, incentivar e principalmente implementar esse projeto que garante á todo usuário do sistema de saúde atendimento digno e humano sem descriminação de qualquer natureza. Não é possível uma humanização efetiva se desconsiderarmos o aspecto emocional dos seres humanos mediante a adoção de uma atitude de negação e não-envolvimento4.

Humanização e formação em saúde

A estratégia pública criada pelo programa Humaniza SUS propõe programas de capacitação de atendimento, a fim de fortalecer práticas humanísticas como complemento às competências já prestadas aos profissionais de saúde, devido à alta complexidade e as dificuldades encontradas de se inserir esse projeto na assistência de enfermagem, nem sempre se alcança o resultado almejado. Segundo Lima et al.3 fica claro que a efetividade de qualquer programa de humanização dependerá dos atores que atuam no cuidado aos usuários do sistema de saúde, ou seja, dos profissionais da área de saúde.

Porém, nem todos os profissionais encontram-se cientes de tais mudanças nas práticas de atendimento, tornando mais difícil sua inserção, pois não tiveram em sua formação a implantação do PNH4. Porém ao se considerar que os profissionais em questão devem ter uma visão holística dos problemas relacionados à saúde não só no âmbito hospitalar como também na comunidade que os cerca, cada vez mais há a urgência de se qualificar a fim de aprimorar seus conhecimentos de acordo com o avanço de novas tecnologias na área médico hospitalar.

Relação profissional/cliente

O cuidado mais humanizado é uma forma de expressar relacionamento com o outro ser, a fim de se obter uma vida plena, não serestringindo apenas em atividades, que proporcionam meios de sobrevivência. Uma expressão de carinho e interesse é característica humana, assim como a comunicação, através da linguagem verbal. O corpo comunica sentimentos através do olhar, da expressão facial, do conforto pela música, por outros sons, ou por ouvir alguém cantar. “Esta não envolve somente os cuidados dos profissionais e pacientes, mas, também, a relação entre os profissionais, os pacientes e suas famílias, entre outros âmbitos, com o escopo de promover o cuidado humanizado”4.

O profissional da saúde, ao acolher o paciente, humanamente, com atenção, calor humano, identificando-se com sua necessidade daquele momento, isto é; oferecer-lhe segurança; olhar e permitir ser olhado, ouvir e permitir ser ouvido, sem julgamentos, preconceitos, ou seja, com compaixão pelo próximo, compaixão no sentido literal da palavra: com-paixão, ter paixão. A pessoa que é acolhida de forma mais humana, como ser humano passivo de atendimento e que é prestado da melhor forma, tem maior possibilidade de cura e/ou melhora. Essa mudança de cultura será possível quando os profissionais de saúde tiverem realmente o interesse em querer resolver.

Discussão

Peres et al.,5percebem o ser humano como um agente biopsicossocial e espiritual, considerar a essência de seu Ser e respeitar sua individualidade são pressupostos para o cuidado humanizado. Atualmente um dos objetivos principais no atendimento hospitalar é a humanização dos cuidados de saúde, pois a enfermagem lida com o ser humano que está em constante evolução, que necessita de ser tratado com respeito e dignidade, ou seja, como ser humano em sua totalidade como um ser único. De acordo com Chernicharo et al.6 na enfermagem a humanização toma proporções tanto no nível micro, relacionada à assistência, quanto no nível macro, da gestão e de políticas públicas, visto que, para se modificar a realidade, é necessário que se identifiquem obstáculos, presentes na área da saúde, que impeçam uma assistência digna e humana, cabendo a todos os partícipes a idealização e implementação de estratégias eficazes, tendo como meta uma assistência eficaz, resolutiva, de qualidade e humanizada.

Para Lima et al.,3 o termo humanização comporta uma gama de acepções e, também implica controvérsias. No entanto quando se fala em desumanização, sucede o contrário. Parece que todos compreendem seu significado, quer seja uma forma intuitiva ou quer seja por terem sofrido as suas conseqüências em alguma esfera de suas vidas. Apesar dos vários problemas enfrentados tais como: filas intermináveis, pacientes mal atendidos, profissionais desvalorizados e mal remunerados dentre outros não menos importantes, surge a PNHAH que propõe uma gestão participativa, onde tanto os trabalhadores como os usuários são incorporados e considerados como um todo no processo de saúde.

De acordo com Chernicharo et al 4 a humanização na assistência foi caracterizada pelos profissionais de enfermagem como uma prática de todos os profissionais, por estar embasado em uma relação profissional/cliente, por incluir características pessoais, por olhar para as necessidades, diálogo, escuta atentiva, visão holística, empatia, valores morais e éticos, além de incluir questões afetivas como o amor, o pensamento, a valorização do ser, o querer, a compreensão e o carinho.

Conclusão

Atualmente o cuidado humanizado vem sendo abordado de forma aprofundada na saúde, onde a enfermagem revê e discute uma modificação na arte do cuidar que com o passar dos tempos se mecanizou, fazendo com que tanto os que buscam o cuidado como os que o prestam retomem a essência do ato de cuidar e ser cuidado, o valor sentimental, comportamental, o ser humano como foco central, sendo assim, enfermeiros deverão ser atuantes no processo ensino-aprendizagem, na administração das atividades, estarem em constante interação com o meio cuidar/cuidado, identificando soluções para os problemas que vão além de fatores financeiros, educativos e ergonômicos para a realização e através de seu conhecimento, desenvolver a humanização.

A humanização é uma rede contínua junto à cidadania, tendo como premisse um olhar holístico, porém específico as necessidades de cada sujeito de acordo com suas particularidades, mas também um sujeito do coletivo inserido na história de muitas outras vidas que fazem parte do conjunto.

Referências

1.        Corbani NM de S, Brêtas ACP, Matheus MCC. Humanização do cuidado de enfermagem: o que é isso? Rev Bras Enferm. 2009;62(3):349–54.

2.        Campos ACS. Humanização Dos Cuidados em Saúde : Conceitos , Dilemas e Práticas . Deslandes. Rio de Janeiro; 2007.

3.        Lima CC, Guzman SM, Benedetto MAC De, Gallian DMC. Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde [Internet]. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. São Paulo; 2014 [cited 2014 Sep 7]. p. 139–50.

4.        Chernicharo I de M, Silva FD da, Ferreira M de A. Caracterização do termo humanização na assistência por profissionais de enfermagem. Rev Enferm Ana Nery [Internet]. 2014 [cited 2014 Sep 14];18(1):156–62.

5.        Brito FM de, Costa ICP, Costa SFG da, Andrade CG de, Santos KFO dos, Francisco DP. Communication in death imminence: perceptions and strategy adopted for humanizing care in nursing. Escola Anna Nery - Revista de Enfermagem [Internet]. 2014 [cited 2014 Sep 7];18(2):317–22.

6.        Peres EC, Barbosa IDA, Silva MJP Da. Cuidado humanizado : o agir com respeito na concepção de aprimorandos de enfermagem. 2011. p. 334–40.

7.        Chernicharo IDM, Freitas FDDS De, Ferreira MDA. Humanização no cuidado de enfermagem : contribuição ao debate sobre a Política Nacional de Humanização. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília; 2013;66(4):564–70.