Resumo

O presente trabalho têm como objectivo diagnosticar e discutir algumas as dificuldades identificadas pelos alunos no ensino de química nas escolas Moçambicanas, e contribuir para a sua melhoraria. Irá recomendar estratégias para sanar tais dificuldades e propor algumas soluções para melhorar a eficiência do ensino de química nas escolas Moçambicanas. O inquérito do trabalho foi ministrado á estudantes da UEM recém-admitidos, que frequentam cursos cujo ramo de acesso é o ramo de ciências. Este inquérito visa produzir informação actualizada sobre o sentimento dos estudantes relativamente ao que eles identificam como dificuldades vividas na aprendizagem de química no ensino pré-universitário. No fim têm-se as conclusões e recomendações, onde se conclui que a falta de laboratórios para a realização de aulas práticas, equações Matemáticas não compreensíveis, a relação entre o professor-aluno, a metodologia utilizada pelos docentes, as condições de trabalho dos docentes, o número excessivo de alunos por turma, etc. constituem dificuldades no ensino de química nas escolas Moçambicanas.

Introdução 

A finalidade deste trabalho é a de diagnosticar e discutir algumas dificuldades que os alunos enfrentam na aprendizagem da disciplina de química nas escolas Moçambicanas.

O ensino de química tem sido considerado, como extremamente teórico, abstracto, distante da vida quotidiana e desestimulante, apesar da sua presença em todos os ambientes e materiais que nos cercam. A química é uma ciência experimental, as actividades experimentais permitem ao aluno uma compreensão de como a química se constrói e se desenvolve. Fica impossível levá-lo a relacionar a actividades do dia-a-dia com a química. A própria essência da química revela a importância de introduzir este tipo de actividade no aluno. Esta ciência relaciona-se com a natureza, sendo assim as experiências propiciam ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem.

A química influencia a nossa vida sendo, contudo, um assunto difícil de aprender devido aos conceitos de que necessita e ao rápido crescimento do conjunto de conhecimento que envolve. Ela é vista como uma matéria difícil de aprender, aspecto que contribui para desmotivação dos alunos no que diz respeito a sua abertura e prontidão para a aprendizagem desta ciência.

A química, ciência que estuda as substâncias e suas transformações, é parte integrante das Ciências Naturais, cujo desenvolvimento é caracterizado por uma articulação entre a teoria e a prática (INDE, 2008).

Um dos aspectos que contribui para esta imagem negativa da química é a natureza abstracta de alguns temas abordados nesta disciplina. Pode-se citar como exemplo a teoria atómica e a ligação química, mundo microscópico da química cuja aprendizagem requer o domínio de conceitos abstractos e o trabalho com evidências não observáveis, mas que representa a base para a aprendizagem futura de vários temas na área de química.

Para além da natureza abstracta, contribuem para esta imagem negativa, de entre outros, a organização deficiente dos currículos, os contéudos excessivos de alguns programas, a sobrecarga da memória dos alunos com matéria descritivas, as bases de Matemática e Física exigidas nesta disciplina e a preparação dos docentes desta disciplina.