Dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil (Series iniciais) 

Sou educadora há seis anos, mas com pouco tempo de experiência, me deparei com dificuldades de aprendizagem em crianças. I  sto porque boa parte das crianças apresentam um nível de aprendizagem além do esperado entre série-idade. Além disso, têm-se as dificuldades na leitura, escrita, pensamento matemático, baixa auto-estima, falta de concentração e compreensão, entre outros.

Em função da importância que a aprendizagem assume na existência humana e da constatação dos problemas enfrentados pelas crianças durante esse processo dinâmico e recíproco que se estabelece entre o homem e seu ambiente, muitas têm sido as pesquisas realizadas na área das dificuldades de aprendizagem. Grande parte delas focaliza habilidades consideradas instrumentais para a vida social e acadêmica de um indivíduo.

Gerar uma reflexão sobre a postura do profissional da educação, diretamente do professor é importante. Diante de tudo que temos presenciado na educação publica e particular, precisa-se ter em mente uma mudança.

Esta mudança precisa estar ligada à evolução do aluno enquanto cidadão, sujeito do processo. Não esta dizendo que à professora é culpada pela educação que temos hoje, com múltiplas repetências, evasões e tantas outras palavras “feias” que escutamos.

Mas a situação, esta levando a educação a patamares muito baixos, que esta contribuindo para divisão de classes, onde existem pobres e ricos; onde os ricos têm acesso à boa educação e os pobre não.

Que cada vez, crianças estão passando de ano sem saber ler e escrever, que é o básico.

Crianças que chegam a 1ª Fase do 2º Ciclo e 2ª Fase do 2º Ciclo , sem saber ler e escrever sozinhos. Isso é educação de qualidade?

A escola nunca deve pensar que é impossível mudar ou transformar um aluno, pois caso pense assim, deixam de cumprir a sua nobre função.

Cabe a ela produzir mecanismos que apóiem os alunos no sentido destes, modificarem atitudes e comportamentos indesejáveis e criar equipes preparadas para acompanhas e orientar os alunos durante todo o seu percurso estudantil. È necessário que nós, enquanto profissionais da educação; procurar compreender o que está acontecendo com o aluno de hoje e tentar identificar através das análises e do conhecimento as causa das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Procurar conhecer quais são os distúrbios que afetam este aluno para um melhor encaminhamento a um tratamento de acordo com a sua necessidade na maioria das vezes estes distúrbios são de diagnostico extremamente complexos. Ao longo da pesquisa sobre a dificuldade de aprendizagem constatou-se que é  preciso conhecer, estudar, diagnosticar e saber como a criança deverá ser trabalhada. Observousse também, que nas escolas ocorrem buscas de soluções rápidas para o aluno que tem dificuldades, nem sempre isso  seja possível,porque requer dos agentes da educação,o conhecimento de sua historicidade, análise do comportamento e o diagnóstico apropriado. Vale destacar, que a presente pesquisa sobre dificuldade de aprendizagem, não é um assunto, concluído e merece ser investigado de forma mais ampla pelos profissionais da área; em busca de novas descobertas e melhores respostas e, neste contexto, encontramos orientações mais presas e novos enfoques a respeito desses assuntos. 

Prof. ª. Pedagoga Eloide Aparecida Carvalho -Especialização em Piscopedagogia.