Resumo
A pesquisa e baseada na expansao das tecnologias de informacao e comunicacao, a modernizacao do sistema produtivo e como sistema educativo auxilia na melhoria da qualificacao dos profissionais, empreendedores, executivos e pesquisadores. Ha decadas, as universidades no geral e em Mocambique particularmente, vem desenvolvendo projectos de educacao a distancia, buscando suprir as necessidades do sistema produtivo e da sociedade. Este trabalho faz uma analise sobre as dificuldades do ensino a distancia no nosso pai, considerando os materias didacticos apresentado pelo docente, de pesquisas on-line, de experiencias a respeito do uso de meios electronicos e computacionais na educacao, destacando a rede interactiva da educacao a distancia, tendo consciencia que as mudancas aceleradas que vem ocorrendo no mundo, aliadas ao rapido desenvolvimento das tecnologias de informacao, aumenta a capacidade da modernizacao dos processos educativos e amplia as possibilidades de inter-relacao entre individuos separados geograficamente.
Pode-se concluir com o questionamento efectuado a alguns professores do ensino a distancia (seus colegas de Mestrado), que as dificuldades do ensino a distancia sao de natureza politica, social, financeira e humana; e que diante destas, as solucoes predominantemente tecnicas nao sao suficientes. Ou seja, os graves problemas da educacao nao se resolvem, apenas, com o uso da tecnologia, por mais avancada e eficiente que possa ser.
Palavras-chave: Educacao a Distancia em Mocambique, Dificuldades
2
Introducao
Podem ser encontradas varias teorias que podem fundamentar o processo de ensino e aprendizagem na educacao a distancia. Entre as mais significativas pode se ler a Teoria Construtivista de J. Bruner (1990), a Teoria da Flexibilidade Cognitiva de R. Spiro (1990), e a Teoria da Inclusao de D. Ausubel (1978). Segundo Borras (1998, apud Lima, 2002) a instrumentalidade para a aprendizagem, tendo a internet como fundamento, podemos nos basear nos principios da Teoria Construtivista, da Teoria da Conversacao de G. Pask, (1975) e da Teoria do conhecimento de J. Lave, (1988, 1990). A perspectiva construtivista e considerada possivel de ser aplicada na pratica educativa a distancia por diversos autores, dentre eles Lima, (2002); Rodriguez e Hansdchuh, (1999); Jonassen, (1996) e Deschenes et. al, (1998).
O mundo moderno e/ou da actualidade, tem exigido uma grande economia de tempo, aumento de produtividade e qualidade em todas as areas produtivas. Para o alcance do exigido, um dos factores decisivo e o uso das Tecnologias de Informacao e Comunicacao - TIC disponiveis, pois aumentam a possibilidade, em qualquer lugar do pais e do mundo, tanto de troca como de producao de conhecimentos, hoje o principal capital de uma organizacao produtiva, denominado capital intelectual.
A combinacao das TIC¡¦s convencionais ou seja textuais e visuais e as mais modernas, informatica e telematica, possibilitam a propagacao do conhecimento, ensino e qualificacao. Alem da realizacao de estudos individuais ou em grupo, seja nos locais de trabalho, casa ou escola, atraves de metodos de ensino a distancia.
A modernizacao do sistema produtivo e do sistema educacional auxilia na qualificacao dos profissionais, empreendedores, executivos e pesquisadores.
Habert (1996) afirma que a educacao continua e a distancia, associada com o ensino presencial faz-se presente cada vez mais nas Instituicoes de Ensino Superior. Acrescenta o autor que esse sistema de ensino tambem acaba formando docentes melhor preparados, centrados na producao de materiais didacticos, como: livros, fitas, videos, software, programas de televisao, radio, internet, multimidias, que nada mais sao que componentes dos instrumentos utilizados na auto-aprendizagem.
Todorov (1994) e De Oliveira (1998a) enfatizam que a educacao a distancia nao substitui a educacao formal, e sim da a ela outros meios e instrumentos pedagogicos que permitem a
3
abertura de novos horizontes. A referida modalidade de ensino flexivel, inovadora, conta com muitos anos de experiencia; iniciou com o ensino por correspondencia, passou por todas as midias electronicas e computacionais e evoluiu com os novos saberes academicos e, actualmente, e utilizada em grande escala no mundo.
Objectivos
Gerais
Apresentar as dificuldades encarradas pelos docentes e estudante Mocambicanos quanto ao ensino a distancia considerando as limitacoes existentes, mas que podem ser superadas com a insercao das novas tecnologias e por final a apresentacao de consideracoes finais quanto ao tema abordado.
Especificos
Apresentar as dificuldades encontradas pelos docentes e estudantes do ensino a distancia em Mocambique concretamente nos Municipios de Mocuba e Nacala, provincias da Zambezia e Quelimane respectivamente tendo como base questionamentos efectuado telefonicamente a alguns professores. Havendo diferenca entre educacao on-line, ensino a distancia e e-learning este trabalho focaliza as partes comuns tratando-o como um todo ¡§educao a distancia¡¨.
Limitacoes
Tempo de pesquisa e o facto de o autor nao poder ter estado no terreno, tendo baseado em questionamentos feitos telefonicamente e na bibliografia patente nas referencias bibliografica.
Amostra pequena e nao abrangente para se ter a real dimensao das dificuldades existente tanto para os professores como estudante neste tipo de ensino (ensino a distancia), amostra reduzida pois foi direccionada somente a duas escolas (Mocuba e Nacala).
Justificativa
E sabido que as necessidades actuais de uma formacao permanente e uma reciclagem profissional que alcance quase todas as areas produtivas surge como consequencia de um mercado de trabalho pobre e flexivel e por que nao das mudancas tecnologicas, que obriga o profissional a estar sempre a actualizar seus conhecimentos.
4
As experiencias e perspectivas do ensino a distanciam em Mocambique, ainda que aparentemente embrionarias, devem ser encaradas como uma estrategia de contribuicao na formacao e educacao dos recursos humanos do pais. Para tal existe uma necessidade ampla de se suprir com as limitacoes e/ou dificuldades no ensino a distancia de modo que o ensino seja nao so inclusivo mas sim mais abrangente. Limitacoes essas verificadas com problemas de conectividade para internet, fraca actualizacao do material de consulta, fraco dominio dos equipamentos informaticos por parte dos estudantes, estudantes que nao sabem o que e correio electronico e/ou skype o que muita das vezes dificulta a interaccao entre docente/estudante.
Na pesquisa efectuada, o autor pode verificar que existe um desfasamento dos meios tecnologicos tanto de hardware como software, os quais facilitaria um facil aprendizado no ensino e porque naos na educacao a distancia sendo esta uma forma recente de transmitir conhecimento.
Tecnicas de pesquisa
Questionario escolhido como tecnica principal pois segundo, Ribeiro (2008, p. 13), e uma tecnicas cujo colecta de dados, apresenta o anonimato como um ponto forte. Como pode ser observado uma parte da tabela a baixo.
Internet por ser o meio mais facil de ter acesso a informacao e/ou bibliografia em quase qualquer ponto do pais
Tabela 1: Tecnicas de colecta de dados, destacando seus pontos fortes e fracos:
Autor: Ribeiro (2008)
Questionamento levantado aos docentes (Colegas do Mestrado) da Universidade Pedagogica de Mocambique ¡V UP na Provincia de Zambezia no Municipio de Mocuba e Nampula no Municipio
5
de Nacala considerando e avaliando a integracao das tecnologias como um dos veiculos para suprir as dificuldades e/ou limitacoes no ensino a distancia, pelos docentes e alunos.
Observou-se a formacao da cidadania e a busca da igualdade de oportunidades entre as diversas camadas sociais evitando-se, assim, a predominancia da logica do mercado.
Associou-se as partes comuns entre educacao on-line, ensino a distancia e e-learning de modo a facilmente dar ao leitor uma visao clara das dificuldades encontrada neste tipo de ensino num so.
Para a elaboracao deste trabalho, teve-se como base a parte literaria fornecida pelo docente do modulo ¡§Ensino Baseado na WEB e Aprendizagem ON-LINE¡¨ e de pesquisas efectuadas on-line.
De modo que a abordagem se torne mais perceptivel, iremos ter uma breve descricao do que e o a educacao a distancia na nossa optica baseada nas fundamentacoes de diversos autores cujo referencias bibliograficas podem ser encontradas mais a baixo, abordaremos tambem de uma forma sistematica as dificuldades existentes neste ensino quanto ao lado do docente como do estudante sem nos esquecermos de propor algum mecanismo para suprir e/ou minimizar as dificuldades visualizadas pelo autor.
1. Educacao a distancia
A educacao esta necessariamente vinculada ao seu tempo e ambiente, segundo Tiffin e Rajasingham (1995, p. 85).
Com base na citacao acima, e notorio que a educacao a distancia e o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estao separados espacial e/ou temporalmente.
Podemos verificar ainda no nosso pais que, no ensino a distancia a enfase e dada ao papel do professor como alguem que ensina a distancia.
Hoje temos a educacao presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distancia) e educacao a distancia ou virtual.
A presencial e a dos cursos regulares, em qualquer nivel, onde professores e alunos se encontram sempre num local fisico, normalmente chamado de sala de aula e e o ensino convencional.
Semi-presencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distancia, atraves de tecnologias. A educacao a distancia pode ter ou nao momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaco e ou no tempo, mas podendo estar juntos atraves de tecnologias de comunicacao.
6
Outro conceito importante e o da educacao continua ou continuada, que se da no processo de formacao constante, de aprender sempre, de aprender em servico, juntando teoria e pratica, reflectindo sobre a propria experiencia, ampliando-a com novas informacoes e relacoes.
As tecnologias interactivas, sobretudo, vem evidenciando, na educacao a distancia, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educacao, a interaccao e a interlocucao entre todos os que estao envolvidos nesse processo.
Na medida em que as tecnologias que conectam pessoas que estao distantes fisicamente como a Internet, telecomunicacoes, videoconferencia, redes de alta velocidade se desenvolvem, o conceito de presenca tambem se altera o conceito de curso e, o de aula consequentemente muda.
Hoje, ainda se entende por aula um espaco e um tempo determinado. Mas, esse tempo e esse espaco, cada vez mais, serao flexiveis e o professor continuara leccionando, e enriquecera esse processo com as possibilidades que as tecnologias interactivas proporcionam tais como: receber e responder mensagens dos alunos; criar listas de discussao e alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos; paginas da Internet, ate mesmo fora do horario especifico da aula.
Ha uma possibilidade cada vez mais acentuada de se estar presente em muito tempo e em espacos diferentes. Assim sendo, tanto os professores quanto os alunos estarao motivados, entendendo a aula como pesquisa e intercambio. Nesse processo, o papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento.
1.1. Abordagem sistemica do ensino a distancia
Uma das caracteristicas mais marcantes da educacao a distancia e, obviamente, a separacao fisica entre o professor e os alunos durante a maior parte do tempo.
Para haver comunicacao e necessaria a utilizacao do meio de comunicacao, da midia e, utilizando no curso material impresso, audio, video, teleconferencia, videoconferencia, Internet, software, que actuam como um filtro na comunicacao, diferenciando-a da presencial.
Na aula ¡§cara a cara¡¨, mesmo que a participacao dos alunos seja restrita por timidez, ou pelo numero de alunos na mesma sala, o professor dispoe de uma serie de sinais que permitem identificar a reaccao dos alunos
Willis (1996) ao justificar a necessidade do planeamento instrucional para cursos a distancia, destaca a importancia da existencia de um processo e de uma estrutura para planeamento
7
sistematico, desenvolvimento e adaptacoes baseado nas necessidades identificadas do aluno e nos requerimentos do conteudo, uma vez que alunos e professores nem sempre partilham o mesmo repertorio e os contactos presenciais sao esporadicos.
Em Mocambique e notorio que o comprometimento da instituicao com os programas e o atendimento as necessidades dos alunos e essencial para a continuidade dos projectos e a credibilidade da propria metodologia. A falta de planeamento a longo prazo da instituicao, formacao de docentes especializados que dominem as TIC¡¦s e, com certeza uma das principais causas das dificuldades e/ou fracasso de iniciativas do ensino a distancia.
Podemos observar outros factores de fracasso como:
„h Organizacao de projectos-piloto sem a adequada preparacao de seu segmento;
„h Falta de criterios de avaliacao dos programas e projectos;
„h Inexistencia de uma memoria sistematizada dos programas desenvolvidos e das avaliacoes realizadas (quando existentes);
„h Descontinuidade dos programas sem qualquer prestacao de contas a sociedade e mesmo aos governos e entidades financiadoras;
„h Inexistencia de estruturas institucionalizadas para a gestao dos projectos e a prestacao de contas de seus objectivos;
„h Programas pouco vinculados as necessidades reais do pais e organizados sem qualquer vinculacao exacta com programas de governo;
„h Permanencia de uma visao administrativa e politica que desconhece os potenciais e as exigencias da educacao a distancia, sem pessoal qualificado.
2. Diferencas entre educacao on-line, educacao a distancia e e-learning
2.2.1 Ensino a Distancia Qualquer forma de educacao ou treinamento que possa ser realizada por meios nao presenciais;
E uma modalidade de ensino caracterizada pela separacao do professor e aluno no espaco e/ou
tempo;
Pode ser realizada pelo uso de diferentes meios, tanto impressos como electronicos.
8
2.2.2 Educacao on-line
„h E uma modalidade de educacao a distancia realizada via internet, cuja comunicacao ocorre de forma sincrona ou assincrona;
„h Tanto pode utilizar a internet para distribuir rapidamente as informacoes como pode fazer uso da interactividade propiciada pela internet para concretizar a interaccao entre as pessoas, cuja comunicacao pode se dar de acordo com distintas modalidades comunicativas.
2.2.3 E-learning
„h E a abreviacao de electronic learning, uma forma de educacao a distancia que utiliza suporte electronico de tecnologia de informacao;
„h O "e" do e-learning, e-commerce, e-business, e-mail, entre outros, passou a representar as relacoes existentes no mundo digital, na Internet;
„h E uma modalidade de educacao a distancia com suporte na internet que se desenvolveu a partir das necessidades de empresas relacionadas com o treinamento corporativo de seus funcionarios;
„h Incorpora praticas voltadas ao desenvolvimento de competencias por meio da interaccao e colaboracao entre os aprendizes;
„h Esta sendo apontado como a tendencia actual de treinamento, aprendizagem e formacao continuada no sector empresarial.
3. Dificuldades do ensino a distancia em Mocambique
No nosso pais Mocambique, a Educacao a Distancia e um processo quase novo, devemos salientar que e um dos objectivos do Governo isto no ambito da Educacao. Foi considerado no Portal do Governo de Mocambique (2007), que a politica nacional de educacao e assegurar o acesso a educacao a um numero cada vez maior de cidadaos e de melhorar a qualidade dos servicos prestados em todos os niveis e tipos de ensino.
Nesta optica o Ensino Superior a Distancia em Mocambique e realizado de entre outras universidades, principalmente nas universidades Catolica de Mocambique, Eduardo Mondlane, e mais recentemente a Universidade Pedagogica, a Escola Superior Aberta e o Instituto Superior Dom Bosco.
9
Uma das dificuldades segundo Matos e Mosca (2009), os cursos ministrados nas Instituicoes de Ensino Superior de Mocambique nao tem continuidade, ou seja, as universidades concluem os cursos programados, porem, nao abrem novas turmas para os mesmos cursos.
Portal do Governo de Mocambique (2007) diz: o pais ainda enfrenta muitas dificuldades de infra-estrutura para o desenvolvimento de educacao no Ensino a Distancia. Como exemplo, pode-se citar que a nacao possui uma das coberturas de Internet menos desenvolvidas da Africa, apesar de ter sido o terceiro pais do Continente a aderir ao uso dessas tecnologias de informacao e comunicacao, alem dos elevados custos desse servico, bem como a fraca penetracao da rede telefonica, ao nivel de todos os pontos do pais, sem contar o ainda acentuado nivel de analfabetismo.
Ainda segundo o Portal do Governo de Mocambique (2007), muitos sao os desafios que o pais tem diante da implementacao deste tipo de ensino, nomeadamente:
„h O reduzido numero de profissionais e tecnicos com competencias especificas de que o pais dispoe;
„h A credibilidade do Ensino a Distancia, pelo fato de ainda estarem muito presentes os valores culturais do modelo tradicional presencial, em grande parte das instituicoes provedoras, particularmente de Ensino Superior;
„h O forte investimento financeiro inicial que exige a implementacao de sistemas do Ensino a Distancia;
„h As fracas habilidades de auto-estudo, autonomia e leitura e extrema dependencia do professor, que caracteriza a maioria dos estudantes no pais;
„h O acesso extremamente limitado as TIC¡¦s, os seus elevados custos, as fracas competencias no seu uso e ate a inexistencia de uma ¡§cultura de tecnologia¡¨, pela grande maioria da populacao.
Com base na explanacao e citacoes dadas pelo autor acima, varios sao os problemas que causam dificuldades e limitacoes ao sistema de ensino em questao, mas que podem ser superadas com disseminacao das novas tecnologias e formacao dos docentes quanto ao uso e conhecimento de tecnicas que, dizem respeito a actividade de registar, acompanhar e avaliar; manter a equipe sempre altamente motivada, acreditando no que faz; formacao de equipas multidisciplinares, sendo esta parceria profissional premissa para a elaboracao de videos, fitas gravadas, programas
10
de computacao, videos interactivos. E essencial, segundo Wenzel (1994), que esta equipe multidisciplinar seja coordenada por um especialista da area de educacao.
3.1. Dificuldades do aluno num ambiente virtual
Os processos de aprendizagem estao em constante construcao, relacionando e somando saberes adquiridos de cada individuo e levando em conta sua experiencia pessoal, seus relacionamentos, suas capacidades. Tambem baseados na construcao do saber colectivo, o aluno enfrenta problemas, cujas causas sao variadas: falta de tempo para estudar; falta de condicoes ambientais para realizar o estudo; falta dos recursos tecnologicos e angustias da vida diaria.
Carbone et al. (2011) indicam em suas pesquisas que o ambiente virtual como um todo tambem e uma dificuldade para o aluno a distancia, que tende a achar o ambiente confuso. Na medida em que as semanas vao passando eles se ambientam e as dificuldades diminuem. Mesmo assim, a qualidade que se espera deste aluno sera sempre focada na autonomia, uma vez que ¡§um sujeito tem mais autonomia quanto mais ele possui capacidade de reconhecer suas necessidades de estudo, seleccionando conteudos, buscando e utilizando os materiais necessarios, bem como organizando e avaliando o proprio processo de aprendizagem.¡¨ (MENEGOTTO, 2006, p. 22).
As dificuldades encontradas no nosso pais por alunos em ambientes on-line de aprendizagem podem ser divididas em tres aspectos: afectivo, pedagogico e tecnologico:
3.1.1. Afectivo
Ao valorizar uma formacao mais inclusiva, ou seja nao cingido apenas aos aspectos cognitivos, a educacao passa, a cada dia a contemplar as dimensoes sociais e afectivas. Piaget (1945; 2005) e Vygotski (2004) observam que, desenvolvimento intelectual bem estruturado tem como pressuposto a devida atencao a afectividade. Poderemos afirmar segundo os dois autores que os processos cognitivos sao assumidos como profundamente interligados a dimensao afectiva.
Interaccao entre alunos quando o aluno sente falta de compartilhar ideias com outros alunos (falta de conexao a internet,¡K), ele sente-se so durante o curso a distancia.
Feedback do professor, quando o aluno nao obtem uma resposta do professor acerca de seu desempenho. Nao adianta apenas relatorios automaticos e resultados de testes como foi observado pelo autor na consulta oral feita a seus colegas de Mestrado que vivem esta situacao no Ensino a Distancia, e preciso haver interaccao, ja que nessa modalidade o aluno tende a assumir um papel mais activo do que em salas de aula presenciais.
11
Citado por Dell¡¦Agli e Brenelli (2006) e considerada por Vygotsky, Piaget e Wallon como algo importante no processo ensino e aprendizagem, a afectividade nao consegue alterar o funcionamento da inteligencia, mas podera interferir no desenvolvimento dos individuos, trazendo impactos no funcionamento das estruturas da inteligencia.
3.1.2. Pedagogico
Falta de tempo, a ma utilizacao do tempo e a organizacao da agenda diaria acabam por interferir na frequencia ao curso;
Falta de disciplina, sem a presenca ¡§cara a cara¡¨. Muitas vezes os alunos nao realizam as actividades propostas e acabam ficando atrasados quanto aos conteudos diarios do curso e dificilmente conseguem o sincronismo com o calendario elaborado pelo professor.
Interferencias externas, estudar em casa ou no trabalho pode colocar a concentracao em risco, uma vez que sao diversos os factores que chamam nossa atencao nesses ambientes;
Pelo dificil acesso aos meios informaticos e tecnologicos e porque nao dizer, pela falta de conhecimento verificado no uso das TIC¡¦s no nosso pais, a maioria dos candidatos aos cursos a distancia nao compreendem o objectivo do mesmo ou nao fazem parte do publico-alvo. Isto gera dificuldades no ensino de aprendizagem uma vez que os docentes devem para alem de leccionar a materia que cabe ao modulo dele, deve tambem fazer certas inducoes das TIC¡¦s;
Material ruim, um material didactico de ma qualidade que, devido ao seu armazenamento e, muitas das vezes nao electronico, leva o aluno a desmotivacao, ja que suas expectativas deixam de ser alcancadas.
3.1.3. Tecnologico
Falta de recursos/recursos mal utilizados, a falta de uso ou o uso inadequado das TIC¡¦s atrapalha o bom desempenho do aluno. O projecto pedagogico precisa delimitar o uso e justificar a estrategica pedagogica para cada ferramenta, caso contrario, o aluno sente-se perdido;
Familiarizacao com a internet, nao estar familiarizado com os recursos da web pode fazer com que o aluno se sinta deslocado, tanto na utilizacao das TIC¡¦s como na compreensao da linguagem utilizada virtualmente.
12
3.2. Dificuldades do professor num ambiente virtual
Diferentemente do que ocorre no ensino presencial, no ensino on-line o professor nao tem contacto fisico com o aluno e nem compartilha o mesmo espaco e tempo. No ensino a distancia, tambem chamado de ensino virtual, o professor normalmente utiliza o Moodle para implementar suas praticas educativas e para interagir com os alunos. Nessa modalidade de ensino, o professor deve adoptar uma postura activa e mediadora para que a interaccao existente no Moodle e/ou na pesquisa realizada possa se constituir em construcao de conhecimento. Essa postura por parte do professor pode encontrar dificuldade para ser adoptada, pois: o facto de no ensino a distancia ou virtual o ensino ser conduzido por intermedio tecnologias de informacao e comunicacao tornam-no um desafio para a maioria dos professores que precisam substituir os modos de interaccao tradicionais e descobrir o potencial destas tecnologias para o processo de ensino aprendizagem.
Diante dessa quebra de paradigma educativo, o professor pode encontrar dificuldade de transpor suas accoes educativas do ensino presencial para o ensino a distancia, o que pode ser contornado com uma capacitacao adequada, ou outro tipo de accao, que leve o professor a um processo de reflexao e redimensionamento de sua accao pedagogica, de forma a poder enfrentar o desafio de educar com o uso das tecnologias de informacao e comunicacao que permeiam a sociedade contemporanea.
4. Propostas para suprir os problemas identificados
Segundo Matos e Mosca (2009), a qualidade do ensino e ruim, por falta de condicoes basicas de funcionamento, periodo de aula mais curto, as constantes lutas dos professores por salarios dignos.
Na tentativa de minimizar os problemas citados, uma das propostas que mais se observa pelo mundo fora sao os conceitos das Universidades Abertas, como uma filosofia educacional com o objectivo de ultrapassar as dificuldades e/ou limitacoes ao acesso a educacao, dando oportunidades maiores na aprendizagem. Segundo Santos (2009, p. 290), o conceito de sistema aberto na educacao e utilizado para descrever cursos flexiveis, desenvolvidos para atender necessidades individuais, e visa remover as barreiras de acesso a educacao tradicional, mas tambem sugere uma filosofia de aprendizagem aberta (open learning) centrada no aluno. E notorio que a essencia deste sistema nao se limita somente na aprendizagem mas sim pela sua
13
abrangencia. Carrega consigo uma ampla visao de ensino quanto as metodologias e tecnicas usadas.
Espera-se que os docentes que iniciem uma capacitacao devem ter como requisitos uma experiencia de ensino em multiplas areas e uma vivencia pedagogica, implicando a existencia de uma certa identidade profissional e pessoal comum a seus membros: linguagem, formacao, problemas pedagogicos, estrategias de avaliacao e solucao de problemas, e socializacao entre pares. Em suma, historias de vida pessoal e profissional com muitas semelhancas. Havera assim um potencial para socializacao de conhecimentos, para aprendizagem colaborativa
.
4.1. Formacao do Professor no ensino a distancia em Mocambique
A formacao de professores aponta para a necessidade de programas, de estrategias na gestao institucional e projectos de formacao continuada de professores, como pratica reflexiva sobre o saber docente. No ensino a distancia o professor tem papel fundamental. Para o professor/tutor que actua no ensino a distancia e necessario base pedagogica e metodologica, assim como novas habilidades e competencias que atendam as exigencias desta modalidade de ensino.
Dominios das novas tecnologias de informacao e comunicacao TIC¡¦s e capacidade de potencializar a interaccao dessas tecnologias no campo educacional sao alguns exemplos que devem ser contemplados na formacao desse profissional para que ele responda as necessidades da demanda em que atua. Para isso, a matriz curricular do curso deve contemplar essas necessidades.
Para actuar nos cursos de pedagogia do ensino a distancia o profissional precisa ter formacao na area pedagogica.
Assim, a formacao de docentes deve ocupar lugar de destaque em trabalhos e estudos, que visam capacitar este profissional ao uso de TIC s, evidenciando a concretizacao de uma dada concepcao de modernidade para ter dados definidores a formacao de docentes.
„h Prover condicoes para construir conhecimentos sobre as tecnicas computacionais;
„h Compreender as perspectivas educacionais que estao por tras do software em uso;
„h Entender como e porque integrar o computador em sua pratica docente;
„h Superar barreiras de ordem administrativa e pedagogica;
„h Possibilitar transicao de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem inovadora e;
14
„h Resolver problemas especificos do interesse do aluno.
O exito no ensino a distancia depende de programas bem definidos, material didactico adequado, professores capacitados e comprometidos, e mais os meios apropriados para facilitar a interactividade, respeitando a realidade dos alunos a serem atendidos. Os aspectos que contribuem para o sucesso de um curso de ensino a distancia e/ou on-line podem ser:
„h Um conjunto de conhecimentos e competencias no ambito das teorias da aprendizagem e instrucao que se traduz no desenho instrutivo e tecnologico. Esta expressao utilizada primeiramente por Reiser e Dempsey (2007) representa ¡§um processo sistematico usado para desenvolver programas educativos e profissionais de um modo consistente e fiavel¡¨ (Gustafson e Branch, 2007, p. 11).
Ainda segundo os mesmos autores, o desenho instrutivo de um curso a distancia devera ser:
i) Centrado na aprendizagem do formando;
ii) Orientado para os objectivos;
iii) Focalizado na ¡§construcao de actividades autenticas¡¨;
iv) Fiavel e valido em termos de medida dos resultados alcancados;
v) Reconhecido como tendo uma base empirica e autocorrectiva;
vi) Resultado de um trabalho articulado de uma equipa multidisciplinar.
Miranda (2009) refere que o ensino a distancia deve focalizar-se nas actividades que os formandos devem realizar para aprender os conteudos e procedimentos de uma determinada area cientifica.
Neste contexto, parece-nos pertinente acrescentar o contributo de Coll (2008), o qual enumera alguns aspectos a contemplar no desenho de um curso a distancia:
i) Proposta de conteudos, objectivos e actividades pedagogicas;
ii) instrucoes e orientacoes para concretizacao das actividades;
iii) disponibilizacao de ferramentas tecnologicas;
iv) orientacoes e sugestoes acerca do modo de utilizacao das ferramentas tecnologicas.
De modo que os estudantes tenham uma percepcao clara dos conteudos dos cursos e/ou modulos, os docentes devem estar devidamente preparados de modo a conciliarem as TIC¡¦s no processo de ensino e aprendizagem a distancia.
15
Consideracoes Finais
As combinacoes de tecnologias convencionais com as modernas demonstram que, comparado ao ensino convencional, a educacao a distancia deveria ter um alcance numerico muito maior. No entanto, faz-se necessario o desenvolvimento de projectos na area, acrescidos de informacoes ate entao nao requeridas no ensino presencial.
Acrescente-se que para suprir as dificuldades encontradas por esse modelo de ensino, necessita-se estudar ainda os aspectos pedagogicos relacionados com o tratamento dos conteudos informacionais, que sao direccionados para ensino tradicional. Em busca da concretizacao da auto-aprendizagem, existe a necessidade de estruturar os conteudos, procurando atraves de conceitos de desenho e de ergonomia torna-los faceis e acessiveis.
Considerando a grande extensao territorial do nosso pais, alem dos insatisfatorios indices educacionais da populacao, as instituicoes de ensino precisam estar preparadas para responder aos anseios desta nova epoca da historia. Acreditar que o ensino a distancia pode ser o caminho mais rapido que as instituicoes de ensino podem utilizar para oferecerem educacao, com o proposito de reduzir a distancia existente entre estas instituicoes e os profissionais ja inseridos no mercado de trabalho.
No aspecto pedagogico e importante uma ampla discussao, que vise a adequacao das tecnologias as metodologias, propiciando a integracao aluno-professor, com destaque ao primeiro
Acredita-se que este trabalho venha contribuir para as dificuldades encontradas na capacitacao do docente frente as TIC . Sendo assim, a metodologia aplicada neste trabalho, serve de parametro para as pesquisas dentro dessa area.
Pode-se evidenciar possibilidades de trabalhos futuros, como:
„h Divulgar os resultados do uso dos prototipos feitos pelos docentes e a utilizacao do software de autoria em salas de aula;
„h Relatar passo a passo as dificuldades do uso dessa tecnologia em sala de aula;
„h Mostrar projectos contextualizados e sua utilizacao social;
16
„h Criar e relatar as experiencias da elaboracao de conteudos digitais;
„h Evidenciar os passos para criacao metodologica do projecto para Ensino a Distancia;
Potencializar atraves do software de autoria, a criacao de cursos digitais e cursos baseados em Ensino a Distancia, dando passo decisivo para criacao de ambientes de Educacionais a Distancia.
17
Referencias Bibliografica
BRUNER, J. Acts of Meaning. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1990.
DELL¡¦AGLI, B.; BRENELLI, R. A afectividade no jogo de regras. In: I TO, F.; MARTINELLI, S. Afectividade e dificuldades de aprendizagem : uma abordagem psicopedagogica. Sao Paulo: Vetor, 2006, p. 32.
GUELPELI, A.C.P, GUELPELI M.V.C., MAIA R .M. ¡§Centro de Capacitacao do Docente no uso de Ferramentas Computacionais para auxilio no Desenvolvimento de Conteudos Didactico ¡V Pedagogicos¡¨. IX Taller Internacional de Software Educativo, anais p89-94, Santiago do Chile, Chile, 2004.
Habert, A. Desterritorializacao do saber. In: BOLETIM FUNDACAO VANZOLINI. Sao Paulo. Ano IV - No. 18. p. 10-11, Jul./Ago. 1995.
Habert, A. Unindo o pais. In: BOLETIM FUNDACAO VANZOLINI. Sao Paulo. Ano V - no 21, p. 12-13, Jan./Fev. 1996.
http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/21983/12751. Acesso em: 22 Marco. 2014
http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/055tcb5.pdf. Acesso em: 21 Marco 2014
http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2011/04/Carlos_Estrela_Brito.pdf. Acesso em: 22 Marco. 2014
http://pct.capes.gov.br/teses/2011/42001013075P9/TES.PDF Acesso em: 24 Marco 2014.
RIBEIRO, Elisa. A perspectiva da entrevista na investigacao qualitativa. In: Evidencia, olhares e pesquisas em saberes educacionais. Numero 4, maio de 2008. Araxa. Centro Universitario do Planalto de Araxa.
Todorov, J.C. A importancia da educacao a distancia. In: REVISTA EDUCACAO A DISTANCIA. Brasilia. No 4-5. Abril/1994. URL: http://www.ibase.org.br/~ined/todorov.html acesso em 20/12/2013).
Wenzel, M.L. Dificuldades e limitacoes da educacao a distancia. In: INFORME CPEAD . Rio de Janeiro. Ano 1 - no 4. p. 1-3. Jul./Ago./Set. 1994.
WILLIS, Barry. Distance Education at a Glance (1996) Series of Guides prepared by Engineering Outreach at the University of Idaho. URL: http://www.uidaho.edu/evo/distglan.html. Acesso em 03.01.2104.
Tiffin, John, Rajasingham, Lalita. Search of the virtual class. London : Routledge, 1995.