1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 

Este trabalho faz parte de uma investigação bibliográfica que atende a disciplina Pesquisa em Educação onde o tema desenvolvido é: Dificuldade de aprendizagem: A inclusão do aluno com Deficiência Intelectual (DI), no ensino regular.

Para se tratar do tema escolhido precisamos entender o que é dificuldade de aprendizagem. Segundo Santos (2012) “não há exatamente um consenso quanto à definição [...]”. Em linhas gerais, a expressão “dificuldades de aprendizagem tem sido utilizada em múltiplos sentidos” [...] (SANTOS, 2012, p. 78).

Segundo Marchesi e Martín (1995) apud Santos, o conceito é relativo pois está relacionado aos objetivos educacionais, ao currículo estabelecido, aos níveis exigidos e aos sistemas de avaliação empregados (SANTOS, 2012, p. 78).

Segundo a LDB 9394/96 artigo 58 § 3º “a oferta de educação especial e dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil”. Com isso entendemos que a escola deve acolher os alunos com deficiência intelectual a fim de torna-los inclusos diante da sociedade.

O individuo com deficiência intelectual ou atraso cognitivo apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social. Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem[1].    

Diante disso, pretendemos desenvolver uma pesquisa a partir do seguinte problema: Quais as dificuldades que são encontradas no processo ensino-aprendizagem do aluno do DI no ensino regular?       

 O interesse por esse estudo bibliográfico surgiu a partir das experiências vividas com minha filha que é uma aluna que tem deficiência intelectual (DI).

Essa linha de pesquisa contribui para a elaboração de objetivos onde o geral é: Identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos com DI no ensino regular e os específicos: Identificar conceitos relevantes diante das dificuldades de aprendizagem do aluno com DI no ensino regular; Investigar teóricos que apresentem aspectos relevantes diante das dificuldades de aprendizagem do aluno com DI no ensino regular; Investigar os impactos produzidos no processo ensino-aprendizagem a partir da relação entre os docentes e demais profissionais da área de educação.

Quanto aos procedimentos metodológicos o tipo de pesquisa terá por caráter o método descritiva e de cunho quantitativo, os métodos de procedimentos técnicos envolvidos na pesquisa será pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo tendo como universo o professor e aluno, os instrumentos de coleta de dados será o questionário e por fim, quanto a análise de método esta será quantitativa.