FNC - Faculdade Nossa Cidade.

Curso - Administração.

Professor Orientador - Lawton Nanni Benatti.

Aluna – Cidalva de Lima Amaral.

Diferentes tipos de inovação aplicada nas empresas.

As empresas precisam a todo o momento pensar em oportunidades inovadoras, seja em produtos oferecidos aos clientes, na forma de atendimento, comunicação, prestação de serviço, nas tecnologias utilizadas e nos processos de produção, porque o mercado é competitivo e a inovação essencial para sobrevivência da organização.

Segundo Trott (2012, p. 4), “As empresas devem ser capazes de se adaptar e progredir se desejam sobreviver”.

A palavra inovação muitas vezes é confundida com invenção, criação de algo inusitado, contudo o ato de inovar pode ser considerado simples, pois no momento em que uma ideia existente é aprimorada, um produto é incrementado ou um processo de trabalho é melhorado, se tem uma inovação.  

De acordo com Zilber et. al (2008, p. 79), “A inovação é um método criativo de obter novas aplicações para conhecimento existente ou ainda [...] a criação de uma nova habilidade ou de novas soluções”.

Existem diferentes tipos de inovação que são utilizadas como vantagem competitiva pelas empresas, dentre elas a inovação em produtos, processos, organizacional, de marketing, radical e incremental.

A inovação em produtos está diretamente ligada à capacidade da companhia em apresentar ao consumidor um produto novo ou melhorado se comparado ao existente, é um fator indispensável para a competição, sobrevivência e crescimento da empresa, permitindo atender novas necessidades dos clientes, com a implementação de produtos melhorados em relação aos atuais.

A inovação em processos está ligada a forma como o produto é obtido, sendo colocado em prática métodos ou equipamentos automáticos diferenciados, de maneira a melhorar os processos produtivos e de distribuição, tornando-os mais rápido, precisos, gerando menos erros e reclamações. Como o modelo de armazéns verticais usados pela empresa Natura, que garante maior número de armazenamento dos produtos e a agilidade para o manuseio dos pallets com o uso da automação e robótica.

Já na inovação organizacional é aplicada novas formas administrativas, de negócio, dentro do local de trabalho, no relacionamento externo com fornecedores e clientes, que visem à redução de custo, o aumento da produtividade, a qualidade, garantindo maiores ganhos para companhia. A aplicação de programas de formação e treinamentos para os funcionários, se a empresa ainda não tem nenhuma ação inovadora com as pessoas capacitando-as para o trabalho, é uma forma de inovação na organização.

Na inovação de marketing são realizadas normalmente alterações no design do produto, na embalagem, mudança no conceito estratégico de divulgação e preços para alavancar as vendas.

A inovação radical é a criação de um produto totalmente novo, que ocasiona mudanças no comportamento do consumidor e cria novo valor para o mercado.

Segundo Leifer, O’Connor e Rice (2002, p.18), “As inovações radicais ou revolucionárias transformam o relacionamento entre consumidores e fornecedores, reestruturam aspectos econômicos no mercado, [...]”.

A inovação incremental consiste em pequenas alterações nas características do produto existente ou no processo de produção por meio de ideias criativas, melhorias pontuais ou pequenos incrementos a partir do que já existe.

 A aplicação dos tipos de inovação nas empresas é fundamental para sua permanecia no mercado competitivo, cada vez mais dinâmico. Quando não existe esta preocupação, a tendência é o declínio do produto ou serviço oferecido ao cliente e consequentemente à organização deixa de existir.

Referencias bibliográficas:

TROTT, Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4.ed. Porto Alegre: Bookman,2012.

ZILBER, M. A. et al. A inovação e os fatores organizacionais característicos. Revista de Ciências da Administração, v.10, n.21, Mai./ago. 2008. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000290.pdf>. Acesso em: 18 abril 2014.

LEIFER, Richard; O’CONNOR, Gina Colarelli; RICE, Mark. A implementação de inovação radical em empresas maduras. Revista de Administração de Empresas, v.42, n.2, Abr./jun. 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rae/v42n2/v42n2a16.pdf >. Acesso em: 18 abril 2014.