Diferente de filmes tradicionais – com temas voltados a ficção – os documentários apresentam em sua maioria o objetivo de mostrar temas voltados a realidade. Sendo filmes com foco sobre a informação, os documentários transmitem “correntes” de ideias.

            De acordo com o dicionário da língua portuguesa, um documentário pode ser definido como:

“Relativo a documentos, que tem valor de documento, que vale como um documento”.

            Desse modo se pode encarar que documentários são uma espécie de documento, onde se pode obter informações sobre o assunto tratado do referente documento.

            A ação de assistir um documentário se mostra como uma maneira de aumentar o “poder” de se dialogar com outros indivíduos, Além de aumentar a “visão” de quem os assiste, pois o mesmo – documentário - transmite grandes quantidades de informações, que no permite “enxergar novos horizontes” .

            Como Albert Einstein disse: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltara ao seu tamanho original”.

            Apesar de tudo, documentários devem servir para conciliar boas leituras, ou mesmo para o lazer, como é o caso de algumas pessoas, que usam parte de seu tempo de lazer para assistir documentários. Outro fator relevante sobre o assunto, é o fato de que um documentário apresenta suas informações de acordo com as ideias de seu autor e/ou diretor, é que portanto – assim com em livros – não devem servir como única fonte de pesquisa, é muito menos como verdades absolutas.

            Então se conclui que os documentários servem como uma fonte de aprendizado, é que nos fazem “enxergar” novas possibilidades sobre o mundo em que vivemos, além de servir como uma forma de entretenimento saudável.

                              _________________________________________________

@author Robert Garcia da Silva

http://www.vulpesdocumentarios.com