Diferenças Sociais

Em se tratando da predominância de um sistema econômico capitalista, a existência de diferenças claras na sociedade se faz presente como uma realidade a ser vivida.

Seja em qual for o país em que tal sistema está ativo, a ambição que isso gera, traz como consequência sempre a obtenção e retenção de riquezas por certo individuo e um destino diferente para o outro.

Em se tratando de realidade brasileira, fica clara a sua existência na grande população de sem tetos, desempregados, pessoas menos favorecidas em geral, que são contabilizadas ano após ano em pesquisas nacionais. Infelizmente, nem todos podem ter acesso a uma educação regular, ou simplesmente a uma oportunidade de emprego, fazendo com que esse número só aumente, contagem após contagem.

Faz parte da lista de deveres do governo nacional, agir de forma diversa e competente, para que se possa tornar igualitária a situação da sua população, fazendo com que todas as pessoas possam ter acesso aos mesmos tipos de oportunidade, fazendo uso do dinheiro arrecadado em tributos e criando programas e planos de inclusão social.

Sendo assim, a existência de programas governamentais, tais como bolsa família, fome zero, meu primeiro emprego, pronatec, são exemplos de linha de frente no combate à fome, pobreza e desemprego que podem vir a assolar a população e influenciar diretamente na situação socioeconômica do país inteiro.