O Marketing digital é uma série de técnicas que visa apresentar sua marca ou sua empresa na internet, e colocá-la em evidência nos motores de busca como o Google, Yahoo ou Bing, para que o seu público alvo consiga encontrá-lo com facilidade por meio das palavras-chave pesquisadas.

Através da utilização dos canais de distribuição eletrônicos é possível chegar aos consumidores de forma rápida, promovendo os produtos ou serviços com eficiência. E uma estratégia  de marketing digital começa antes da publicação do site, com a escolha correta do domínio, o design, a navegação do site e um estudo sobre o público alvo.

Outro fator muito importante é a otimização, que faz parte do marketing e é essencial para que a sua empresa seja encontrada em meio a uma multidão de sites, o processo envolve várias ações que colocam sua página em boas posições nos buscadores.

Vale destacar que o marketing digital não engloba somente o site, é preciso também investir nas mídias sociais como Facebook, Twitter, Google plus, etc.

O grande benefício do marketing digital é gerar a visibilidade para sua marca, mas por outro lado, é o marketing content (ou marketing de conteúdo, como também é conhecido) que gera a conversão, que completa o processo para um marketing de sucesso. Essa é a grande ligação entre ambos.

O Marketing content envolve a criação e compartilhamento de conteúdo para informar e adquirir clientes. O conteúdo pode ter diversas formas como notícias, vídeos, ebooks, posts de blog, artigos, imagens, postagens de redes sociais, entre outros. E o foco dele é atrair e conquistar o público.

Precisa ser relevante e focado na comunicação da marca diretamente com clientes e potenciais clientes e não na venda. A informação é usada como diferencial com o objetivo de impulsionar a pessoa a escolher seus serviços e produtos.

Hoje em dia, o consumidor está acostumado a gerenciar o seu próprio conteúdo, tem muitas de opções de compra e o poder de decisão está totalmente em suas mãos. O conteúdo entra como a grande força do marketing digital, criando um relacionamento com os seus clientes, esclarecendo dúvidas e influenciando no processo de escolha.

Sendo assim, marketing digital e marketing de conteúdo possuem uma ligação interessante, estão conectados e trabalham juntos, são complementares e sua união leva a um marketing de grande qualidade e eficiência.