FACULDADE NOSSA CIDADE

Gestão de Recursos Humanos /Consultoria em Recursos humanos

Profº  Orientador: Lawton Benatti 

Diferença entre horário de ponto eletrônico e horário de início de função.

Ana Sulamita da Conceição Cruz RA 6328 Turma 3ºsemestre

Período Matutino Sala 116.

Enquanto os gerentes  de linha estão tomando decisões a respeito de seus colaboradores, ao mesmo tempo estes estão acessando informações a respeito e sobre seu trabalho, enquanto os especialistas de RH estão analisando e pesquisando informações sobre a força de trabalho e suas características e necessidades. Isto requer um sistema integrado de informações que permita descentralização do processo decisório de maneira eficiente e eficaz.

Em comunicações internas toda organização deve ser construída sobre uma sólida base de informação e de comunicação e não sobre apenas uma hierarquia de autoridade. Todas as pessoas desde a base  até a cúpula da organização devem assumir suas responsabilidades através da disseminação da informação.

Cada vez mais as empresas precisam de sistemas de informação adequados para lidar complexidade.Mas,Chiavenato(2010,p.502)aponta que“[...] É necessário que com as mudanças técnicas e avançadas o colaborador também passa pelo processo de mudança ,algo mais moderno e chegue ao modelo da empresa[...]”.

Uma das mais importantes estratégias para gestão de pessoas reside na intensa comunicação e retroação com os colaboradores.

Um sistema de informação deve proporcionar visibilidade adequada para que gerente de linha e colaboradores possa navegar e trabalhar a frente nas metas e objetivos mutáveis e complexos.

Neste artigo iremos solucionar um problema que esta ocorrendo em empresas de grande e pequeno porte que será a diferença entre horário de ponto e horário de início de função, o qual a empresa solicitou uma consultoria em recursos humanos internos e externos para verificação das entradas e saídas dos funcionários.

Diante da conversa com o dono e 3 funcionários de cargo de confiança, foi constatado que durante o período de 3 meses vem havendo diferença no relatório que é impresso mensalmente pelo RH da máquina de cartão de ponto dos funcionários com relação à presença e ausência do funcionário no local do trabalho.

O problema seria porque os funcionários chegam atrasados e mesmo assim conseguem bater o cartão de ponto no horário correto e chegam à estação de trabalho atrasados. Quais seriam as causas que esta dificultando e afetando os demais funcionários que por sua vez fazem o serviço correto e tem que ficar mais tempo na operação até seu amigo de trabalho chegar,sabendo que neste aguardo não existe nenhuma proposta de hora extra.

Descrição da situação: funcionários que devem estar em sua estação de trabalho no horário das 12h00minh só entram as 12h30minh/min. E como no cartão de ponto esta marcada que sua função começou desde as 12h00minh.

Alternativa: Vigiar e criar métodos estratégicos para estes funcionários que não vestem a camisa da empresa.

Hipótese: Este funcionário esta sozinho quando suas entradas estão sendo feitas.

  • Planejamento

Colocamos em prática o antigo nome que são dadas as pessoas que vigiam outros funcionários no lugar dos gerentes, mais conhecidos como terceiro olho.

Controlar e monitorar os passos dos funcionários que apontam índice alto do fato colocado aqui como foco para solução.

  • Ação

Deixamos 2 semanas três terceiros olhos a mando da chefia entre os funcionários sem que eles soubessem entre eles 1 pessoa da consultoria interna se passando por funcionário novo que aguarda o horário de bater seu ponto nas proximidades  do cartão de ponto. Outra pessoa no comando dos banheiros e a última se passando por cliente da loja.Já que neste caso vale ressaltar que o ambiente investigado é o setor da padaria de um médio supermercado de conhecimento pelo público.

No início da semana numa segunda feira colocamos em prática a nossa forma de planejamento e ação. As duas pessoas escolhidas pelo gerente foi um funcionário muito comunicativo,porém restrito a passar conversas da gerência e o outro funcionário que trabalha na parte do estoque que é mais reservado,também de confiança da gerência e o nosso consultor interno como novo funcionário pedindo informações aos funcionários antigos como fazer as coisas como fazer tudo até se passar por distraído e esquecer as vezes de bater seu próprio ponto e pedir ajuda aos mais velhos funcionários cujo aqueles  eram os funcionários X da lista de investigação.

No andamento da semana cada profissional escalado para aquela missão, além de trabalhar normalmente e vigiar os demais, marcavam em um caderno de uso somente de cada um deles os fatos e conversam que viram e ouviram durante todos os dias da semana.

Todo fim de semana esses cadernos eram confiscado pelo gerente e visto somente pelo consultor. Vale lembrar que os funcionários escolhidos para esta missão são funcionários que tem um valor profissional e pessoal muito agregado com a empresa.Em decorrer de 04(quatro) semanas, com todos os relatórios impressos pelo RH da marcação do cartão de ponto dos funcionários,foi feito um levantamento dos horários que persistiam errados com o horário de atuação na loja e com as anotações dos cadernos recolhidos pelos colaboradores de extrema confiança.

A conclusão que chegamos foi que os funcionários atrasados entravam meio dia em ponto e passavam o cartão no ponto e depois iam pro vestiário, assim depois de minutos vestidos entravam em sua estação de trabalho. Outros funcionários chegavam atrasados mas ao invés de serem vistos batendo o cartão da mesma forma que os outros, pediam antes de entrar na empresa aos colegas que passassem o cartão dele para não serem visto chegando no atraso.Somente alguns  funcionários de ter o bom senso que a organização pede sempre passa o cartão somente depois que se veste e vai pra estação de trabalho,mesmo ciente que esta batendo o cartão com atraso.

A primeira solução a aplicar foi de num inicio de semana antes de todos os funcionários começar suas tarefas, fazer uma reunião com todos os setores. Colocando em vista a pontualidade do funcionário e seu serviço para produção de crescimento do estabelecimento e futuras promoções de cargos e salários aos funcionários.

A segunda solução foi que num fim de semana com o supermercado já fechado de suas atividades, no decorrer da madrugada foi instalado o novo sistema de ponto que além de gravar o horário de cada cartão passado ali na máquina era necessário no mesmo momento validar o ponto com a sua digital, ou seja, no dia de domingo foram cadastrados as digitais de todos os funcionários. Passando por vez o cartão e logo seguido da digital do funcionário a máquina liberava o funcionário com a frase escrita no visor, Obrigado. Caso contrário não fosse a digital correta daquele cartão o funcionário não conseguiria bater seu ponto. E caso o sistema passasse por processo de oscilação o funcionário deveria comunicar o supervisor de seu setor e informar que esta atrasado,porque a máquina não reconheceu seu digital e dizer o porque da demora, daí era obrigado a passar por um novo cadastro de digital. E referente ao atraso a ser retirado do cartão de ponto eletrônico, somente o gerente de sessão poderia fazer o que achasse melhor.

Os funcionários que esperavam pelo atraso do colega de serviço começaram a receber hora extra e os atrasos dos demais eram descontados na folha de pagamento que com 3 atrasos considerados graves recebiam advertência verbal e escrita e caso último uma suspensão.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 

Chiavenato,Idalberto.Gestão de pessoas.3.ed.Rio de Janeiro:Elsevier,2010.