O bom andamento de uma empresa vai depender muito da aplicação dos profissionais que ali estão. Remuneração e melhores condições de trabalho é o que pode levar uma empresa chegar ao fracasso ou ao sucesso desejado.

Por isso falar de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos é tão importante. O profissional em Gestão e de Recursos Humanos deve estar ligado à área de relações humanas, ele deve ser o profissional responsável, para elaboração de estratégias nos diversos setores. O Gestor de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.

Não é fácil ser um Gestor de Pessoas, é uma área que requer muita dominância dos profissionais, este é um dos motivos que os cargos são concedidos a gestores e diretores da empresa, porque é uma área que requer capacidade de liderança. O conceito de Gestão de Pessoas é totalmente ligado ao capital humano. Todas as questões pessoais dos colaboradores passam por este setor.

Muitas pessoas, ainda confundem Gestão de Pessoas com Recursos Humanos (RH), mas ambos são diferentes. Os Recursos Humanos refere-se a treinamento, remuneração, comunicação, benefícios. Já a Gestão de Pessoas refere-se  a organização como um todo, organização de profissionais, liderança, desenvolvimento de equipe, e a motivação dos colaboradores. Isso afim de que os colaboradores tenham maiores vantagens dentro de uma empresa.

Digamos que essas são as diferenças entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Os dois lidam com os colaboradores, porém de formas diferentes a fim de atingirem os mesmos objetivos. Gestão de Pessoas, Gestão de Recursos Humanos ou simplesmente RH, é a área que tem como função humanizar as empresas, sua base é de habilidades e métodos e técnicas já definidas para administrar e gerir comportamentos do capital humano.

A área de RH, tem a atividade estratégicas quando se trata de recrutamento, na seleção de novos colaboradores, planos de cargos, carreiras e outros. Influenciando diretamente na qualificação de seus colaboradores, analisando o perfil de cada um. O perfil deste profissional de Recursos Humanos vai muito além de contratação e folhas de pagamento. Esse profissional é um gestor de pessoas, e torna-se um líder dentro da empresa. É necessário que ele tenha conhecimento, que entenda sobre o mercado saiba lhe dar de forma estratégica com os colaboradores para não desmotiva-los, a fim de alcançar os objetivos da empresa, promovendo ações de melhorias de trabalho para colaboradores.

Podemos entender que o RH é o modelo de Gestão de Recursos Humanos mais simples de entendimento, pois antecipa e identifica os talentos humanos existentes em meio a muitos colaboradores dentro da empresa. É importante destacar que eu cada vez mais o capital humano tem sido valorizado pelas empresas, as mesmas oferecem suporte necessário para que esses colaboradores com qualidades possam desenvolver suas aptidões melhorando as boas características que já possuem.

Dessa forma, se todas as empresas tiverem a oportunidade de oferecer aos colaboradores melhorias que possam motivá-los a desenvolver as suas qualidades, elas com toda certeza vão dar o melhor delas, e consequentemente, originará bons resultados para a empresa na qual trabalha. Uma boa equipe de trabalho leva a um crescimento, onde todos dentro da empresa, Gestores e colaboradores contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.

Sobre o autor: Kelly Vieira Costa Santos é formada em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pós-graduada em Metodologia do ensino superior e Gestão Pública. Estudante de pedagogia.