Infelizmente a maioria das pessoas que desejam emagrecer recorre às dietas restritivas. No entanto, os médicos e nutricionistas já se cansaram de dizer que essa é uma péssima maneira de emagrecer, no entanto, as dietas da moda têm feito cada vez mais sucesso, e cada vez mais pessoas tem sofrido com o efeito sanfona.

Mas por que as dietas restritivas não funcionam?

As dietas restritivas não funcionam porque elas excluem do cardápio alimentos que contém nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

Quando uma pessoa deseja emagrecer e recorre a uma dieta restritiva, realmente consegue perder peso muito rapidamente, afinal, seu corpo recebe menos calorias. No entanto, a mudança abrupta na alimentação leva o organismo a diminuir a velocidade do metabolismo. Ele faz isso com o intuito de economizar energia, já que está recebendo menos alimento.

Além disso, essas dietas podem prejudicar a saúde, pois tiram do cardápio nutrientes importantes que precisam ser ingeridos diariamente.

Mas o problema maior acontece quando a pessoa termina a dieta e volta a comer normalmente.

Como foi dito antes, durante a dieta restritiva o organismo reduz a velocidade do metabolismo para economizar energia, assim, quando a pessoa termina a dieta e volta a comer normalmente, seu corpo acaba recebendo mais energia do que precisa. Mas o organismo não joga fora o excesso de energia, o que ele faz é guardá-lo sob a forma de gordura. O que acontece nesse caso é que é comum a pessoa engordar tudo novamente – esse é o típico efeito sanfona se manifestando.

Então o que fazer para emagrecer mais rápido, mas com saúde?

Se você deseja perder peso, o melhor caminho é adotar a reeducação alimentar e praticar exercícios físicos regularmente. Mas antes de começar, procure orientação de um profissional de saúde, pois ele é capacitado para te ajudar a começar o processo de emagrecimento do jeito certo, sem maluquices.

Bons profissionais de saúde podem te ajudar a fazer dieta para perder barriga de forma segura, por exemplo, e te orientar quanto a uma rotina de exercícios adaptada a sua condição física.

No que diz respeito aos exercícios, a dança zumba é uma excelente opção que tem sido adotada por muita gente. Vale a pena experimentar, mas como foi dito, antes de começar a se exercitar, procure orientação de um profissional de saúde qualificado, em especial se você está há muito tempo sem fazer qualquer atividade física.