DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DE MELGAÇO EM FIGUEIRÓPOLIS D’OESTE - MT

RESUMO

O presente artigo pretendeu identificarcomo se encontra o ensino da Física na Escola Estadual Barão de Melgaço em Figueirópolis D’Oeste, no Estado de Mato Grosso. A investigação foi movida pela seguinte questãoproblema: Qual a principal didática ou a mais eficaz para o ensino da física no Ensino Médio da Escola Estadual Barão de Melgaço em Figueirópolis D’Oeste – MT?O presente trabalho teve como principal objetivo verificar a organização e sistematização do trabalho didático oferecido aos alunos do Ensino Médio na referida escola. A metodologia de pesquisa teve abordagem qualitativa e descritiva, através de Estudo de Caso. Utilizamos como instrumento de coleta de dados questionário aplicado a educadores e alunos. Os resultados da pesquisa evidenciam que a metodologia de ensino utilizadapelos educadores no Ensino Médio é dinâmica. Percebeu-se, que o conteúdo é de suma importância aos educandos, mas que, o tempo é insatisfatório, pois é apenas uma aula semanalde 45 minutos, sendo que os alunos se sentem prejudicados pela pouca carga horária 

INTRODUÇÃO 

Quando se observa o ambiente educativo fica evidenciado o que Freire (2007, p. 1) reflete, “o contexto escolar atual está cada vez mais associado às incertezas, as diversidades, a heterogeneidade e a novos desafios [...], escola se exige uma formação compatível com o chamado mundo contemporâneo” (p.1), no sentido de assegurar uma preparação para o enfrentamento do que se espera encontrar depois dela. No entanto, levando em conta o estudo de caso desenvolvido por esta pesquisa na Escola Estadual Barão de Melgaço em Figueirópolis D’Oeste – MT, que teve como objeto de estudoas didáticas para o ensino da Física no Ensino Médio da referida escola, verifica-se, que até o ano de 2016, ainda há resistência ao ensino de Física na escola citada, pois os alunos do Ensino Médio desta escola são pressionados a todo instante pelo momento vivido por eles nessa etapa da escolaridade: de ingressarem em uma Universidade ou ir para o mercado de trabalho. Para que qualquer uma das situações aconteça, a escola precisa garantir o desenvolvimento de todo o currículo escolar semexcluir nenhuma disciplina, pois todas têm a mesma importância no que tange ao vestibular, concurso ou até mesmo em testes seletivos, etc.

Partindo do pressuposto acima, é importante que seja realizado um ensino de qualidade em relação a todas as disciplinas, principalmente a Física, que é uma matéria que exige concentração, atenção e aprendizagem para fazer as tarefas pretendidas.  Para Delizoicov (1991, p. 28),“[...] a realidade vivida pelo aluno deveria ser o contexto privilegiado da aprendizagem e da aplicação do conhecimento”. Para aproximar a realidade vivida pelo aluno ao contexto escolar é preciso que o professor encontre apoio da comunidade escolar e também da família desse aluno, de forma a garantir que os conteúdos trabalhados em sala de aula sejam bem aproveitados no dia-a-dia, através, tanto da aplicabilidade quanto da observação dos pais e verificação desses, ou seja, se os filhos estão tendo desenvolvimento nas disciplinas trabalhadas no contexto escolar.

É importante ressaltar que é dever do professor, oferecer segurança, compreensão, habilidade e conhecimento, pois esse oferecimentopossibilita ao aluno aprender significamente de modo a observar a aplicabilidade da Física na sociedade em que está inserido.

Para Piassi (2004, p. 35),“[..] há um fator preocupante em relação ao ensino de Física no Ensino Médio, que é o desinteresse dos alunos pela disciplina, [...] isso se explica  pelas deficiências e falhas na formação dos professores”. Desta forma, ao pensarmos nos pressupostos acima, o presente artigo se propõe a responder o seguinte problema: Qual éa principal didática ou a mais eficaz para o ensino da Física no Ensino Médio da Escola Estadual Barão de Melgaço em Figueirópolis D’Oeste – MT?

É interessante destacar que foi feito um apanhado geral sobre os conceitos de Física, também em relação às aulas teóricas, e do ensino/aprendizagem dentro da escola em relação aos professores e, sobretudo, dos alunos no ano de 2016, verificando-se como vem ocorrendo a organização e funcionamento das aulas, e se o conhecimento obtido através das notas vem oscilando ou continua estagnado no decorrer do primeiro semestre.

              Nesta pesquisa foram traçados taisobjetivos específicos: demonstrar a relevância do trabalho do educador referente às didáticas utilizadas em sala de aula; analisar o feedback relativo à disciplina em relação professor/aluno e o modo que é repassado o conteúdo ao aluno e de que forma ele aprende com a disciplina ministrada.

              A concretização deste trabalho ajudou a contribuir para novas práticas de ensino no que tange à didática utilizada em sala de aula, tendo o intuito de desenvolver processos inovadores e transparentes, pois através dessa transparência sobre a forma de ensino, pode possibilitar a aprendizagem que se quer e necessita no alunado. 

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

O referencial teórico utilizado serviu como base para o desenvolvimento desta pesquisa que é apresentada em forma de artigo. Sendo os principais tópicos: Breve histórico sobre o ensino de Física no Brasil; A qualidade do Ensino da Física para o Ensino Médio e A didática de ensino da Física na Escola Estadual Barão de Melgaço. 

1.1 Breve histórico sobreo ensino dE Física no Brasil 

Para que se possa entender sobre o ensino da disciplina Física na cidade de Figueirópolis D’Oeste Mato Grosso,faz-se necessário primeiramente rever e analisar sua evolução histórica no Brasil.

Para Cardoso (2015, p. 2),“[...] na atualidade, após os avanços científicos e tecnológicos, a Física tem despertado a curiosidade dos jovens”. Martins (2004) destaca que isto está relacionado à melhora na qualidade de vida sentida pelos mesmos, principalmente após a miniaturização dos componentes eletrônicos utilizados no dia a dia dos jovens, poisesses estão fundamentados na Física Moderna. Em relação ao que foi afirmado, consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)do Ensino Médio que:

É preciso rediscutir qual Física ensinar para possibilitar uma melhor compreensão do mundo e uma formação para a cidadania mais adequada. Sabemos todos que, para tanto, não existem soluções simples ou únicas, nem receitas prontas que garantam o sucesso. Essa é a questão a ser enfrentada pelos educadores de cada escola, de cada realidade social, procurando corresponder aos desejos e esperanças de todos os participantes do processo educativo, reunidos através de uma proposta pedagógica clara. É sempre possível, no entanto, sinalizar aqueles aspectos que conduzem o desenvolvimento do ensino na direção desejada. (BRASIL, 2000, p. 23)

Neste contexto, oensino de Física é parte integrante do currículo escolar. Kantor et. al. (2010, p. 39) apresentam... et al e outros, em sua obra sobre o ensinoaprendizagem, os principais estudos da Física realizados após o início do século XX, possibilitando a qualquer estudante do Ensino Médio contato sobre os primórdios do ensino de Física no Brasil.

No Guia PNLD 2012, os autores ressaltam sobre a temática Física no contexto escolar:

A obra oferece boas possibilidades de estudos básicos e de aprofundamento em relação a conteúdos de Física Moderna e Contemporânea, temática ainda pouco abordada no ensino médio, mas que já representa uma demanda aceita como importante no meio escolar em relação ao ensino da Física, para que se possa desenvolver uma compreensão adequada da realidade contemporânea. Em particular, a obra apresenta novidades e aprofundamentos, principalmente no capítulo dedicado à Física Quântica e às Teorias da Relatividade (BRASIL, 2011, p. 53).

                No Brasil o estudo de Física no Ensino Médio é obrigatório, sendo esta uma disciplina que como qualquer outra requer do professor competência, dinamismo, entusiasmo, e que o mesmo seja qualificado para ensinar. Sendo este um “pontapé” inicial para a qualidade do Ensino da Física para o Ensino Médio.

[...]