O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova, que ocorre em duas etapas nos próximos dias 3 e 4 de novembro. O Enem é aplicado para avaliar os conhecimentos dos alunos ao término do Ensino Médio. Também é utilizado como parte do processo de seleção de diversas universidades, tanto públicas como privadas. Com a nota obtida pelo Enem, é possível ingressar no ProUni, o Programa Universidade para Todos, e no SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Também é possível utilizar a nota do Enem para tirar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, para as pessoas que não puderam completar os estudos.

Pré-vestibular ajuda na nota final?

Para a maioria das pessoas, a realização da prova é um fator importante. Passar no vestibular não é uma tarefa muito fácil, ainda mais em cursos que são bastante concorridos, como o de engenharia, medicina, direito, tecnologia da informação e outras profissões crescentes no país. Procure saber quais são as notas necessárias para entrar em determinados cursos, ao número de vagas. Tenha um diferencial. Por exemplo, se for cursar engenharia, procure fazer um curso de SolidWorks (um software para modelagem de peças 3D), por exemplo, pois isso pode ser um diferencial lá na frente, na hora de conseguir um emprego ou estágio na área.

Ter um bom resultado na prova exige dedicação, esforço e muitas horas de estudo. Muitos jovens e adultos são matriculados em cursinhos e pré-vestibulares, para reforçar o conhecimento já obtido no Ensino Médio, ou até mesmo para se preparar, no caso de estar buscando o Certificado de Conclusão. Porém, muitas pessoas que irão realizar o Exame trabalham e não tem tempo sequer de estudar um pouco, acabam contando um pouco com a sorte e com o conhecimento que eles têm. Os cursos preparatórios, sem dúvidas, ajudam e muito no resultado final, relembrando as matérias ou até mesmo dando uma noção para aqueles que não terminaram o Ensino Médio.

Estudar sozinho pode ser uma boa opção

Estas pessoas que trabalham durante o dia e não têm tempo para estudar podem buscar soluções simples. O hábito comum de ler e assistir a telejornais pode ajudar bastante no conhecimento geral, e na hora de fazer a redação, já que geralmente a prova pede um tema relacionado a assuntos atuais. Se possível, estude com os amigos, mas mantenha uma disciplina e foco, sempre. Procure na internet por provas antigas do Enem, pois muitas questões se repetem, refaça as questões, mas estabeleça um tempo máximo para realizar as questões. No dia da prova, esteja com o sono em dia, consuma alimentos leves e mantenha a calma.