Quando vamos cozinhar cada prato requer determinada panela, entre as mais importantes está a frigideira. A opção certa para fritar e preparar alimentos rápidos, a frigideira não pode faltar na nossa cozinha. Por isso, segue algumas dicas para escolher a frigideira ideal para a sua cozinha. Antes precisamos definir o tipo de alimento que queremos preparar, já que são diversas opções de materiais com funcionalidades diferentes.

Se você já sabe o que preparar, veja algumas dicas de como escolher a sua frigideira abaixo:

 

1 – Escolha o Tamanho   
Normalmente as frigideiras possuem de 10 a 12 centímetros de diâmetro, mas também podemos encontrar de 6 a 7 polegadas, modelos menores. Se a intenção é fritar e preparar grandes quantidades ou até mesmo fazer uma omelete a maior é a melhor opção.

2 – Escolha bem o material da alça da frigideira.     
A melhor opção para uma cozinha mais segura são as frigideiras que possuem uma alça com material que isole a temperatura da panela, principalmente se tem o costume de levar a panela para a mesa. Uma boa opção são cabos feitos de baquelite (uma substancia química excelente isolante térmico).

3 – Escolha o material.    
Você encontra diversas opções de material, os materiais que aquecem e resfriam rapidamente são o cobre em aço inoxidável ou alumínio, por isso são boas opções. Porém há também panelas sólidas de aço inoxidável, panelas de alumínio fundido e ferro.

4 – Escolha a forma com base no que irá cozinhar 
De acordo com o fabricante varia a inclinação da panela, devemos ficar atentos, frigideiras com lados versáteis oferecem mais acentuação quando se cozinha, já as frigideiras com laterais menos íngremes são uma boa escolha quando se quer fritar ou refogar.

 

Dica Extra            

Opte por Panelas Antiaderentes. As panelas antiaderentes não permitem que o alimento grude no fundo da panela facilitando na hora de preparar o alimento e também na hora da limpeza.

Alguns sites nos ajudam a escolher as panelas ideais para a sua cozinha, como este http://panelastramontina.com.br/frigideiras/, por exemplo, que nos ajuda a escolher panelas, frigideiras Tramontina, entre outras.