Os nossos dias são marcados pelas inúmeras obrigações e tarefas, além de muita correria. No dia a dia há vários fatores que nos tornam propensos ao estresse no trabalho, nas filas, no trânsito e, ao final do dia, em casa, principalmente quando discutimos as contas a pagar. À noite, mal temos ânimo e forças para tomar um banho e ir dormir.

Umas pessoas mais, outras menos, todos nós estamos sujeitos ao estresse. E ele pode trazer várias consequências.

Mas, o que é de fato o estresse?

O estresse parece ser apenas um dos sintomas dos problemas da modernidade. Usamos a palavra ‘estresse’ para nos referirmos àquela situação em que ficamos irritadiços e cansados. Mas, não realidade, a origem da palavra ‘estresse’ é diferente. é bem por aí. Ela está ligada a uma reação natural. Veja.

O estresse é uma reação do organismo quando nos encontramos diante de alguma ameaça a qual devemos reagir e, assim, nos defender. Assim, a pressão e os batimentos cardíacos aumentam e o sangue é desviado de alguns lugares para os músculos, que precisam estar fortalecidos para um possível combate. Ou seja, é mesmo uma reação natural, que, na verdade, nos defende.

consequências do estresse.Estranha essa definição para o estresse, não é mesmo? Pelo menos é o que acontecia com os nossos antepassados quando se encontravam em diversas situações ameaçadoras. E as ameaças daquele tempo eram realmente grandes. Portanto, podemos dizer que sem o estresse não sobrariam descendentes para contar história. E você nem estaria lendo este artigo.

Surpreendente! Mas acontece o que nos dias de hoje? Muito simples: na era moderna não existem perigos que sejam suficientemente ameaçadores para levarem o nosso corpo a ter a reação do estresse da mesma forma intensa, como era há mais de mil anos atrás. Assim, o trânsito lento que nos leva ao risco do atraso, a cobrança do patrão e outras pressões diárias fazem com que tenhamos uma reação menos intensa, mas contínua. E, lembra do aumento da pressão arterial e da aceleração dos batimentos cardíacos? Então. Isso é suficiente para você ter certeza de que o estresse faz muito mal à saúde.

Consequências do estresse na modernidade

Muitas vezes, não conseguimos criar estratégias eficazes para lidarmos com os problemas do dia a dia exaustivo, da chatices do patrão, dos nossos muitos afazeres, etc. A consequência disso é o cansaço contínuo (exaustão) que é o estresse propriamente dito: agora sim é o significado da palavra ‘estresse’ utilizada nos dias de hoje.

As consequências sofridas pelo organismo de pessoas que, na atualidade, estão continuamente estressadas são:

  • Queda de cabelo e problemas na pele;
  • Diminuição da libido;
  • Consequências psicológicas;
  • Distúrbios do sono;
  • Dores musculares;
  • Adoecimento com facilidade;

E, assim:

  • Hipertensão;
  • Problemas cardíacos.

 

Dicas para amenizar o estresse

Primeiramente, procure descobrir as causas do estresse, afaste-as ou contorne-as. Se isso não for possível, há formas de resolver a situação. Veja:

dicas para diminuir o estresseDurma bem e busque ter momentos de lazer: isso ajuda a diminuir a adrenalina.

Pratique atividades físicas: faça isso sem se preocupar com o desempenho e sem se cobrar.

Faça coisas que gosta e que não tenham relação com o seu trabalho: se você trabalha com advocacia, por exemplo, cozinhe, faça trabalhos manuais, cante, desenhe, etc.

Caso você não note qualquer melhora, o mais adequado é procurar uma ajuda profissional.

Não descuide do seu bem estar, pois ele é super importante para a sua saúde e para a sua vida. Busque sempre viver bem!

Gostou do artigo? Compartilhe com as pessoas que conhece e não deixe de comentar!