A criação de um site atraente e funcional é o desejo de todos. O que exatamente você paga por um bom resultado, tempo ou dinheiro, cabe a você. Alguns sites compartilham dicas de criação de sites, para, sem ter as habilidades de um designer profissional, criar um site pessoal ou empresarial digno, sem comprometer seu orçamento. 

Analise seus concorrentes

Antes de iniciar criar o site, você certamente observou os recursos dos concorrentes e descobriu que tudo isso pode lhe servir. Entretanto, mais eficaz será uma análise detalhada de sites do mesmo segmento que o seu.

Tente entender por que o desenvolvimento web destas páginas atrai visitantes. Aprecie o design e a navegação. O que é imediatamente visível no site, para onde a visão se volta e o que pode ser imperceptível para os visitantes? Preste atenção ao conteúdo, no que consiste, é interessante para o público-alvo?

Se for uma loja, teste se é conveniente. É fácil encontrar os produtos certos? Quais são os métodos de pagamento? Posso agendar a entrega imediatamente? Veja mais de perto o componente técnico dos sites que você gosta, por exemplo, no qual o CMS é criado. Com base nessa análise, será mais fácil para você definir melhor o design e as principais ferramentas para o seu site.

Escolha do CMS - a funcionalidade do site

Decida o tipo de recurso que você precisa - um blog, fórum, loja eletrônica, aplicativo da web, diretório, rede social ou outra coisa. O site pode ser simples ou multifuncional, ou seja, incluir vários componentes listados acima.

Contudo, é melhor determinar o conjunto completo de funções ao mesmo tempo. Adicionar componentes individuais pode se tornar um problema tanto para você quanto para os visitantes. Tendo uma lista pronta de requisitos para o site, é muito mais fácil decidir sobre a escolha do CMS.

Das plataformas gratuitas mais populares estão o WordPress e o Joomla. Entretanto, quando o assunto é o CMS comercial, muitos usuários preferem o 1C-Bitrix.

Use ferramentas familiares

Se você já tentou criar sites, talvez já existam ferramentas que você prefira ou, pelo menos, tenha uma ideia de como usá-las. Você pode criar um site atraente mesmo com as ferramentas mais simples. A questão é apenas a quantidade de esforço empregada para isso.

Módulos adicionais tornarão seu site mais funcional. Você não pode ter uma loja online, por exemplo, sem um agregador de pagamento. Se você quiser identificar seus leitores em um blog, então você precisa de um módulo de autorização.

Não negligencie os modelos gratuitos

Se a criação, independente de um tema e layout do site, for uma tarefa difícil, não tenha medo de optar por modelos gratuitos. A maioria corresponde a todas as últimas tendências em web design. Você pode encontrar modelos comerciais e gratuitos para Joomla e WordPress, por exemplo, nos sites rockettheme.com, wordpress.org/themes e woothemes.com.

Tente não imitar os sites dos concorrentes e desenvolver seu próprio estilo e fornecimento de material para o público-alvo ver a sua personalidade.