Lindos Peixes para se criar

Os peixes ornamentais são peixes de aquários que se diferenciam uns dos outros por espécies, cores, formas e tamanhos. Os famosos e mais conhecidos popularmente como peixinhos coloridos. São, em sua maioria, peixes capturados na natureza e sobrevivem somente na água doce. Muitas espécies podem ser criados juntos e quando colocados no mesmo aquário produzem um efeito visual magnífico, com muitas cores e formas. Um verdeiro show silencioso!

A regrinha principal para criar peixinhos ornamentais é primeiramente escolher o peixe de acordo com o que você está disposto a fazer para criá-lo. Deve-se prestar atenção se o bichinho se adapta facilmente ao clima, se precisa de termostato na água para equilibrar a temperatura, se convive bem com outras especies, se a alimentação é normal ou especial e até mesmo como funciona o ciclo reprodutor do animal. O recomendado é adquirir peixes bem novos, pois são baratos e se adaptam melhor no condicionamento do aquário. Toda essa situação confortável favorece a reprodução. 

Também é muito importante salientar que os peixes de água salgada só devem conviver com outros peixes desse tipo e o mesmo com água doce. Se misturar os peixinhos que não são desse nicho irão morrer. Se você mora em um lugar muito frio o importante é colocar uma estufa ou coberturas na tampa, para que não passe o frio para a água, em geral os peixes não aguentam temperaturas baixas, como por exemplo 10ºC.

A água do aquário deve estar com o PH coerente com o da espécie escolhida, a água deve ser trocada pelo menos de 15 em 15 dias, pode ser trocada somente metade da água, não precisa ser o aquário todo. Para ajudar na higienização do aquário, o Filtro Biológico de Fundo (FBF), ou seja, placa que fica no fundo do aquário com uns furinhos para quem os dejetos dos peixes fiquem acumulados nesse fundo e não volte em contato com os peixes. Uma boa opção para te ajudar a limpar o aquário é o peixe Oto, popularmente conhecido como limpa vidros (otocinclus affinis). Um sucesso! Além do Oto o caramujo também ajuda na limpeza, mas deve ter cuidado com a super reprodução, eles se multiplicam fácil demais.

O aquário deve ter alguns esconderijos para os peixinhos mais quietos e tímidos poderem se esconder. Uma dica importante é em relação as conchas. Muitas pessoas acabam pegando conchas no mar e colocam para enfeitar os aquários e isso não faz bem para os peixes de água doce. 

Já sobre a alimentação desses animaizinhos a ração apropriada é o melhor alimento. Porém nada impede de colocar um farelinho de pão, em pequena quantidade ou até mesmo pedaços de carne, como fígado e coração, mas os pedaços devem ser muito pequenos pois sujam muito a água.