Criar esquilo em casa

Quem nunca quis ter um “Tico e Teco” para chamar de seu, apertar, esmagar e dar muito carinho? Longe dos desenhos animados e do mundo da imaginação o esquilo é sim, um bichinho exótico e que muita gente escolhe para ter em casa como um animal de estimação.

Para começar a entender um pouco sobre o mundo dos esquilos é preciso entender que esse sonho de consumo de apertar e chamegar com esses bichinhos fica um pouco distante já que eles são animais ariscos e que mordem muito facilmente. Afinal, é uma das utilidades de suas presas afiadas e bonitinhas. São animais que roem tudo que têm pela frente então evite brinquedinhos, objetos de plástico e tudo que possa ser roído e posteriormente consumido, isso já reduz em 50% a chance de seu bichinho ter um problema gástrico, já que os esquilinhos sofrem de cólicas por conta desse ‘consumo’ desenfreado.

Para arrumar a gaiola escolha serragem do tipo grossa para que ele se esconda e também para manter uma temperatura quentinha. Uma ótima opção é o granulado sanitário de gato. Sim, esses mesmo facilmente encontrados em pets. O jornal e madeira não são recomendados. Para se alimentar os esquilos podem comer rações para roedores ou para esquilos, no mercado já existem algumas opções, além de frutas, legumes e verduras. Os esquilos adoram também cereais como trigo, aveia, cevada e milho. Para variar a alimentação dos bichinhos podem ser oferecidos larvas de tenébrio. Delícia!

Anotem algumas dicas preciosas para cuidar muito bem do seu esquilinho:

  • Não dê banhos neles isso pode gerar até pneumonia, são animais super frágeis.
  • Não deixe-os expostos ao sol por muito tempo, nem em lugares muito frios nem muito quentes. Nada de virar o ventilador para a gaiolas!
  • Madeira e papelão podem ser colocados na gaiola para eles roerem já que os dentes incisivos crescem muito rapidamente, então roer ajuda a aparar os dentes.
  • Para amansar seu esquilo procure pegá-los todos os dias, com movimentos suaves e calmos. Assim ele se acostumará com você.
  • A partir de 12 semanas seu esquilo já pode ter atividades sexuais e a gestação dura cerca de 25 dias. Geralmente a fêmea coloca seis filhotinhos.