Hoje em dia a maior parte da população está propícia a ter problemas com a ansiedade e com dores na coluna. E só quem sofre com estes males sabe o quão é desagradável.

Às vezes a loucura do cotidiano nos desencadeia tantas preocupações, tanto estresse que fica difícil não sofrer com a ansiedade. Cuidar para ter uma vida saudável com exercícios e boa alimentação é ainda mais difícil. Tudo isso pode piorar ainda mais as dores de coluna para quem tem predisposição.

Homem calmo sentado no sofá fazendo anotações.

O bom é que com algumas dicas de exercícios e alongamentos você não somente pode evitar ou amezinhar a ansiedade, mas também pode diminuir as dores nas costas.

Com intuito de ajudar àqueles que passam por estes problemas, a seguir falaremos mais profundamente de exercícios para controlar a ansiedade e alongamentos para ajudar com as dores de coluna.

Como acabar com a ansiedade?

Evite as dores nas costas

  1. 1.     Como acabar com a ansiedade?

Preparar o café da manhã, levar as crianças à escola, trabalhar mais de oito horas por dia, escutar desaforo do chefe, enfrentar quilômetros de trânsito e não ter tempo para uma alimentação adequada, entre outras coisas, é, sem sombra de dúvidas, um prato cheio para ansiedade vir à tona.

Quem sofre com esse mal sabe o quanto é desesperador, muitas vezes na correria maluca da vida diária, a ansiedade ataca e ficamos sem saber o que fazer. Felizmente existem algumas medidas que podem ser tomadas para ajudar a controlar a ansiedade e neste texto te informamos quais são elas.

Respiração

A respiração é a medida mais importante e eficaz para controlar a ansiedade, isso porque quando estamos ansiosos o nosso cérebro faz com que a respiração ocorra de maneira mais baixa e veloz.

Deste modo, tentando evitar esse comportamento inconsciente, controlando a respiração para que suceda o inverso, ajudará a acalmar e trazer o indivíduo de volta a realidade, aliviando, por conseguinte, a ansiedade.

Mas qual seria a melhor maneira de respirar? Vários estudos indicam que a respiração adequada deve ser realizada de modo profundo e lento, inspirando e expirando pausadamente.

Para conseguir efetuar a respiração ideal e como consequência, controlar a ansiedade, alguns exercícios são extremamente úteis. Para você que é iniciante, realizar exercícios de respiração entre 3 a 8 minutos é recomendado, desde que seja pela narina, expirando e inspirando de forma profunda e lenta.

Tente sempre praticar a respiração pelo diafragma, estufando todo o tórax, desta maneira auxiliará na regulação do sistema nervoso e do organismo. Alongamentos do abdômen e do tórax são importantes, você pode fazer isso postergando o tempo de expiração e reduzindo a da inspiração.

Com a ajuda de uma cadeira também é possível praticar outra técnica de respiração. É simples, basta sentar e estirar o tronco para frente, apoiando-o em suas pernas, respire lentamente, como já comentado anteriormente e assim estará trabalhando a respiração pelas costas.

Intervalar as narinas também é recomendável para conquistar o controle da respiração na hora da ansiedade e não é difícil. Com a ajuda de um dedo você pode fechar uma de suas narinas, expirando e inspirando com a outra ou expirando com uma e inspirando com a outra, de modo a alternar sempre elas.

Outra dica é deitar-se em um lugar confortável e segurar o abdômen, de forma a respirar trabalhando esta região, sempre pausadamente pela narina e contando até 3 para aspirar e expirar o ar. Quando ganhar mais prática é possível tentar contrair o abdômen e dobrar o tempo no momento da expiração.

Exercícios Físicos

Por fim, temos os exercícios físicos que é outro método eficiente para evitar as crises de ansiedade. Não precisa ser uma atividade em específico, qualquer atividade física aeróbica, que trabalhe bem a respiração te trará benefícios para combater a ansiedade. Como exemplos temos a natação, ioga, pilates, hidroginástica, entre outros.

Dentre os mais recomendáveis está a caminhada, com apenas três vezes por semana você já consegue notar maior disposição e bem estar. Além de ser uma atividade física prazerosa, pois pode ser realizada à beira da praia, dentro do parque mais bonito da sua cidade ou até mesmo na quadra esportiva mais próxima de sua casa.

O legal é que a caminhada pode ser praticada por quase todo mundo, claro que é sempre bom consultar o seu médico antes para checar a frequência e a duração mais adequada para o seu condicionamento físico.

  1. 2.     Evite as dores nas costas

Dor nas costas é um problema que assombra a maior parte da sociedade, segundo estudos a cada 10 pessoas, 8 sofrem ou sofrerão com dores nas costas durante a sua vida.

Não é por um acaso, a coluna vertebral é bastante resistente, porém carrega todo o peso do nosso corpo e possui uma estrutura extremamente delicada.

E como as dores surgem? Elas podem surgir de diferentes maneiras, seja por carregar muito peso, dormir de mau jeito, ficar excessivamente em pé ou permanecer muitas horas sentado. A verdade é que sentir dor na coluna é normal desde que não se prolongue por muito tempo.

As dores podem ser tanto dorsal, cervical ou na lombar e geralmente desencadeiam por motivos genéticos. Porém, por mais delicado seja, é possível evitar a dores nas costas com simples alongamentos e alguns exercícios físicos.

Natação e Hidroginástica

A natação ou a hidroginástica é uma atividade física importante para quem sofre com dor nas costas. Além de queimar calorias, através  da força de empuxo que faz com que não sobrecarregue a coluna e outros músculos do corpo, exercícios na água ajudam também a aumentar o fortalecimento e resistência dos músculos, inclusive da coluna vertebral.

Por isso, atividades realizadas na água são ideias para quem busca tratamento contra dores de coluna. É relevante lembrar que alguns tipos de nados são desapropriados para quem sofre dessa enfermidade, o aconselhável é procurar um profissional da área que indique os melhores exercícios para fortificar sua coluna e não danificá-la.

Alongamentos

Os alongamentos é uma boa pedida para quem não tem muito tempo ou dinheiro para frequentar aulas de natação ou hidroginástica. É muito prático, pois com apenas um colchonete e um espaço para estirá-lo é possível realizar alongamentos que darão mais flexibilidade, fortaleza e resistência a sua coluna.

Para te ajudar nesta empreitada, abaixo você poderá aprender alguns alongamentos para praticar em casa e diminuir a dor nas costas e também para ajudar no fortalecimento da mesma.

Deitado de frente no colchonete confortável e duro encolha seus joelhos até o seu peito e com as mãos segure as pernas, um pouco abaixo dos joelhos. Permaneça nesta posição por 10 segundos e repita de 3 a 4 vezes o mesmo alongamento.

Ainda no colchonete, fique de joelhos (posição de rezar) e estire o tronco para frente juntamente com os braços, tente deixar sempre a coluna reta e o rosto próximo ao colchonete. Mantenha-se nesta posição por 10 segundos e repita de 3 a 4 vezes.

Da mesma maneira, deite-se no colchão de barriga para cima, dobre os joelhos e os leve para o lado de sua preferência, mantenha o tronco para cima e os braços esticados como a posição de Jesus Cristo na cruz. Fique por 10 segundos nesta posição e repita de 3 a 4 vezes.

Agora para ajudar no fortalecimento, deite de barriga para o colchonete e estire bem as pernas e os braços para frente. Com a cabeça sem tocar no colchão, eleve o mais alto que puder a perna esquerda juntamente com o braço direito, faça o mesmo procedimento com a outra perna e o outro braço. Repita 12 vezes para ambos os lados.

Outro alongamento para fortalecer a sua coluna vertebral, é deitando para frente acima do colchão e estirando bem as pernas e os braços em direção as pernas, eleve a coluna, sempre mantendo ela reta e com os ombros tocando na superfície. Repita este processo por 12 vezes consecutivas.

Este último exercício requer uma bola de pilates e também é um ótimo alongamento para o fortalecimento da coluna. Com a barriga apoiada na bola de pilates, mantenha as pernas bem esticadas e as mãos atrás da orelha, estendendo o tronco o mais ereto que conseguir. Repita 10 vezes o mesmo movimento, subindo e descendo.

É notável destacar que alguns alongamentos apresentados aqui podem ser executados em aulas de ioga e de pilates. Caso seja interessante para você, procurar aulas é ainda mais indicado, pois a garantia de fazer os movimentos corretos é maior.

Não se esqueça de consultar seu médico particular antes de começar qualquer atividade física, sejam alongamentos simples ou os mais específicos.

Conclusão

Você que sofre destes problemas, aproveite para praticar todas as dicas desta matéria, você notará rapidamente os resultados. E se você conhece alguém nos qual essas informações serão importantes, compartilhe.

Lembre-se de consultar um médico ao sentir qualquer dor e antes de iniciar as atividades físicas e alongamentos expostos aqui.

Espero que tenha curtido as dicas. Em caso de dúvida, deixe sua pergunta ou divida conosco sua experiência.

Se você gostou deste artigo, acompanhe mais dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.