Há uma séria de cuidados que quem vive na estrada precisa tomar. Confira:

1. Manutenção do veículo: tenha um mecânico de confiança, que poderá cuidar da troca de óleo hidráulico, lubrificação (com o moderno arla 32), troca das velas de ignição, entre outros assuntos. É muito importante manter essas manutenções em dia, não apenas pela sua segurança, mas para que seu caminhão economize combustível e fique mais estável na pista.

2. Ande sempre com os documentos do seu caminhão – e verifique se eles estão com a data de vencimento em dia. Se você for parado pela polícia e estiver irregular, certamente, isso será um problema sério.

 3. Só carregue cargas até o limite permitido. Ultrapassar esse limite, além de ser contra a lei, pode colocar sua viagem em perigo e tornar o veículo instável, podendo causar acidentes graves que incluem terceiros.

4. Use o cinto de segurança sempre que estiver no veículo, como motorista ou passageiro.

5. Antes de dirigir, consuma apenas alimentos leves, para evitar ficar com sono na estrada. Se tiver sono, encoste em um local permitido e durma. Nada de viajar “pescando”, pois isso pode causar sérios acidentes.

6. Não beba antes de dirigir. Muitos restaurantes de estrada não vendem mais bebidas alcoólicas. Porém, outros ainda vendem. Não caia em tentação: lembra-se que sua vida (e a vida de outras pessoas) depende disso. Ter ética é fundamental em sua profissão.

7. Não desrespeite as regras de trânsito: não ultrapasse a velocidade permitida e não trafegue pelo acostamento. Além de tomar multa, pode ser bem perigoso fazer isso.

8. Diante de chuva ou neblina, ande com o farol aceso, para alertar outros motoristas de sua presença. E, claro, mantenha distância de outros motoristas!