O primeiro passo sem duvida é verificar o credenciamento medico (relação dos hospitais e laboratórios que atendem ao plano), muitas vezes o plano de saúde ( convênio medico) tem um ótimo credenciamento mas para a região em que você está o credenciamento é pequeno e não vai atender as suas necessidades, por exemplo numa emergência um pronto socorro ou um especialista próximo a sua residencia, ou a seu local de trabalho.
O segundo passo é a verificação dos prazos de carência a que você terá que cumprir, esses prazos diferem pouca coisa de um convenio medico para outro mas dependendo de sua necessidade pode haver alguma em que os prazos são menores.
O terceiro passo verificar se esta operadora de plano de saúde esta cadastrada na ANS ( agencia nacional de saúde) que é agencia reguladora dos planos de saúde, onde são aprovados os aumentos para não se tornarem abusivos, as clausulas de contrato etc. O que vai tranquilizar o segurado de que não há alguma clausula que vai prejudica-lo no tempo em que estiver sobre a proteção de sua operadora, o que gera uma tranquilidade para o segurado.
O quarto passo são valores por exemplo: existem planos que oferecem descontos promocionais por um determinado período e após este período os valores voltam ao normal o que pode ser um ponto negativo pois a primeira vista é vantajoso mas após o período de descontos os valores podem subir muito o que acarretará um aumento de custos que afetará o orçamento domestico, o que poderá gerar atrasos no pagamento que causa a suspensão no atendimento ou levar a migração para outro convênio e perder os prazos de carência já cumpridos.
O quinto passo realmente o mais importante procure um consultor especializado que poderá lhe esclarecer todas as sua duvidas e ajuda-lo na escolha certa do convenio medico para sua família ou mesmo para sua empresa.
Claudio Capela consultor especializado
www.stilluscorretora.com.br