Fernando Colombo

A todo o momento estamos sendo bombardeados por informações que nos falam da importância que a atividade física proporciona para nossa saúde. Todos sabem que para ter uma vida mais saudável a atividade física é necessária. Porém com todas essas informações a nossa volta sempre procuramos nos esconder atrás de desculpas para continuar com a nossa vida sedentária. Até chegarmos a ponto de sermos obrigado a levar uma vida mais saudável. Com muito esforço tomamos então a decisão de iniciar a pratica de uma atividade física, mas por onde começar?

Primeiramente procurar um médico ou especialista para a avaliar sua condição de saúde atual. O ideal seria fazer o teste ergométrico, para determinar qual a sua freqüência cardíaca máxima de treino obtida caminhando ou correndo.

Estabelecendo metas, faça um planejamento para o seu treinamento crie metas a serem alcançadas, mas cuidado para não exagerar nas metas principalmente agora no inicio o que pode causar uma frustração por não atingi-las.

Mantenha a regularidade do programa para que as metas possam ser alcançadas, o ideal é manter uma freqüência de três vezes por semana, para se ganhar e depois para manter o condicionamento físico. O certo é que os treinamentos sejam em dias intercalados, porque a recuperação do exercício é mais completa.

É importante agora no inicio começar com práticas leves e de baixo impacto, como caminhadas ou passeios de bicicleta. Quem optar por correr, por exemplo, deve começar com caminhadas leves para, em seguida, alternar com corridas moderadas. Uma boa idéia é alternar dois minutos de caminhada com um minuto de corrida leve nos primeiros dias, para ir acostumando o corpo. A meta agora é desenferrujar, colocar o corpo em movimento para descobrir o prazer dos exercícios.

Faça uso de calçados adequados e roupas confortáveis, o uso de calçadosinadequados pode ser prejudicial, principalmente em atividades de impacto, procure comprar calçados de boa qualidade principalmente aqueles com amortecedores.

As pessoas que se exercitam com o objetivo de emagrecimento devem preferir exercícios aeróbicos por seis dias da semana, com pelo menos quarenta minutos em cada sessão, sem grandes esforços.Procure a orientação de umprofissional nutricionista quanto à alimentação para obter melhores resultados.

Durante a atividade mantenha-se sempre hidratado, tome bastante água principalmente após a atividade para evitar o risco de desidratação. Bebidas isotônicas também ajudam principalmente para repor as energias.

Alongue bem a musculatura para preparar o corpo para atividades físicas, prevenindo lesões, o alongamento também reduz as tensões musculares, relaxando o corpo e deixando os movimentos mais soltos eleves.


Uma boa idéia também é procurar um clube ou uma academia, pois é possível andar ou correr em esteiras, pedalar ou fazer exercícios com pesos, com a supervisão de um profissional da área.


A atividade física praticada de forma regular constitui-se como um dos principais fatores para a manutenção de uma vida saudável em qualquer idade, pois produz efeitos positivos em nosso organismo, além da sensação de bem estar e aumento da auto-estima.


Pratique atividade física mais não esqueça "Respeite sempre seus limites".

Fernando Colombo

E-mail: [email protected]