Se você tem ou quer comprar um imóvel e está indeciso sobre a decoração do ambiente – principalmente no que diz respeito à aplicação da tinta, existem muitas técnicas para esse tralalho, mas a forma na qual vamos trabalhar é muito simples e pode ser executada por qualquer pessoa, a única exigência é que você tome todos os cuidados ao manusear escadas (caso preciso). Essa é uma experiência muito divertida se feita em conjunto, portanto, chame os amigos e vamos as dicas para a pintura.

A primeira etapa do trabalhar é lixar bem as paredes, essa atividade é fundamental para deixar as paredes lisas e sem marcas que costumam ficar evidentes com a nova pintura. Ainda nessa primeira etapa, você deve observar imperfeições na parede. Caso encontre buracos ou rachaduras (daquelas superficiais) utilize a massa corrida para preencher esses espaços e acabar com elas. Não se esqueça de lixar bem a região, após a massa ficar totalmente seca, assim com a nova pintura a sua parede ficará perfeita e livre de qualquer defeito.

Se o seu objetivo é pintar apenas uma parede para que ela de um destaque especial ao cômodo, uma dica importante é utilizar fita crepe nas paredes próximas, uma dica é colar ela a uma distancia de 2 cm da parede que irá ser pintada, e depois de colar passar com o dedo uma camada bem fina de massa corrida, assim após a pintura você poderá remover a fita sem que ela cause imperfeições na parede.

Agora que a parede já esta preparada é hora de começar a pintura, uma dica importante para evitar a sujeira é forrar o chão com papelão, a pintura deve começar pelos cantos da parede o forro e o rodapé, passe uma camada grossa de tinta por essa região e depois aplique todo o resto com o auxilio de um rolo de tinta. Se você for pintar a parede em equipe, você pode dividir o trabalho entre os que irão pintar os cantos e os que irão pintar o restante da parede, mas nunca pinte uma parede sem que os cantos já estejam pintados.

Para um resultado mais satisfatório aplique quantas mãos de tinta você julgar necessário para que a cor desejada seja atendida, uma dica é comprar tintas de boa marca, assim ela terá uma melhor fixação e a cor será mais viva, além disso, o numero de mãos a serem aplicados se torna menor.

Escolha também bons acessórios de pintura, como o rolo, fita crepe, bandejas e pincéis. Não se esqueça de proteger bem o chão contra respingos de tinta. Você pode comprar lonas ou acumular jornal, tanto faz, pois ambos podem executar a tarefa de proteção com muita qualidade.