Uma prática cada vez mais comum é instalar um roteador em casa que forneça internet sem fio, assim é possível ficar conectado pelo celular, tablet, computador e notebook sem ter que ficar esticando cabo de rede pela casa inteira. O roteador sem fio proporciona maior comodidade não só em casa mais também no trabalho, compartilhando de forma muito mais prática o sinal com a internet.

Porém, nem sempre o objetivo é conquistado, o sinal pode sofrer diversas interferências e a qualidade no sinal cai drasticamente.

Mas com algumas dicas é possível você melhorar o sinal do Wi-Fi, ganhando maior velocidade em sua conexão com a internet, vejamos:

*Paredes e colunas são os principais motivos de sinal ruim do Wi-Fi. Procure localizar no imóvel um local para disponibilizar o roteador de forma que o sinal seja enviado sem interferências para os demais cômodos. Deixar o roteador em um local mais alto também é importante para garantir um sinal de qualidade.

*Telefones sem fio também podem prejudicar o sinal de seu roteador. Estes aparelhos funcionam em uma frequência bem parecida com a de um roteador. Se em sua casa ou escritório tiver telefone sem fio, este é um dos motivos da conexão ruim.

Os aparelhos de micro-ondas também operam em uma mesma frequência e por isto pode sim, atrapalhar o sinal.

*Colocar senha em seu Wi-Fi não melhora o sinal. O que acontece é o seguinte: usando o Wi-Fi sem uma senha, seus vizinhos poderão compartilhar o sinal e assim a conexão ficará mais lenta, pois quanto mais pessoas conectadas ao seu Wi-Fi, menor será o sinal para cada um.

Então, ao colocar senha você impede que pessoas não autorizadas venham a usar o seu Wi-Fi.

*Trocar a antena por uma de maior alcance nem sempre resolve o problema de sinal ruim. Se o problema for os obstáculos, tanto faz a antena de menor ou maior alcance, o sinal continuará sendo impedido pelo obstáculo.

Um problema que vem acontecendo e que infelizmente não há muito que ser feito é a quantidade de roteadores próximos de sua casa ou de seu trabalho. Cada roteador geralmente tem na média de 16 canais e muitos trabalham na mesma frequência, sendo assim, um roteador interfere o sinal de outro. Se este for o motivo de seu Wi-Fi ficar ruim, a solução é trocar para outro canal.

Uma solução que poderá ser empregada e que quase sempre resolve é utilizar um repetidor de sinal. Este aparelho irá captar o sinal do seu Wi-Fi e retransmiti-lo para um local ainda mais distante. Pode ser esta uma boa alternativa para a maioria dos casos.