Planejamento é necessário para tudo. Com a festa de aniversário da sua criança não é diferente. Nunca deixe nada para a ultima hora, para evitar surpresas desagradáveis ou a possibilidade de atropelos, que podem deixar você chateada(o) por não ter previsto isso ou aquilo antecipadamente.Veja alguns pontos fundamentais que podem te auxiliar na organização da sua festa:

- Nunca deixe a escolha e a reserva do tema para a última hora.- Atentando-se para o calendário, agende sempre as datas com os seus fornecedores com bastante antecedência (90 dias costuma ser um prazo bastante razoável).

- Peça ajuda a quem vai fazer a sua decoração (decoração do evento) para te apoiar junto ao(s) fornecedor(es) do tema, das lembrancinhas de mesa ou dos quesitos de animação. Estes profissionais, geralmente  tem bastante experiência no assunto.

- Atente-se sempre para os feriados prolongados, pois muitas pessoas costumam viajar e se esquecem que foram convidadas para o seu evento. E o pior, os fornecedores tendem a antecipar algumas etapas ou postergar o recolhimento de itens que foram locados por você  ou estão sob a sua responsabilidade (exemplo: motivos temáticos, mesas e cadeiras, toalhas, equipamentos de sonorização, etc.).

- Sempre que possível, não delegue a terceiros a escolha do tema. Este quesito é o mais importante da decoração. Atente sempre para os detalhes do tema, estado de conservação das peças e a sintonia destas com o motivo temático escolhido. O ideal na escolha de um tema é conhecer um pouco da estória que motivou o desenvolvimento deste.

- Procure saber sobre o histórico do(s) seu(s) fornecedor(es). Cuidado com a idoneidade (exemplos: Está estabelecido a quanto tempo?  Tem endereço fixo ou é free-lancer? Alguém de sua confiança fez a indicação? Se fornece alimentação, permite fazer uma degustação? Se fornece animação conhece os requisitos de segurança? etc...). Não se esqueça que este segmento de prestadores de serviços sempre recebe o pagamento com antecedência. Assim sendo, você também não pode ter surpresas na data e hora do seu evento.

- Não entregue os convites do seu evento com muita antecedência, pois as pessoas, costumam esquecer. O ideal é fazer esta entrega com 15 dias de antecedência da data do evento, ou se o fizer com muita antecedência, sempre que possível, solicite a confirmação da presença.

- Se a data do evento coincidir com período de férias escolares, a festa poder ser comemorada em dias de semana. Nestes dias, os pacotes em salões de festas costumam ter preços mais em conta.

- A festa na escola é muito prática, além de agradar muito mais as crianças, principalmente porque elas estão junto com os seus amiguinhos do cotidiano. O “Kit Escola” atende bem esta modalidade, pois é mais prático e tem custos bastante acessíveis. Antes de contratar o Kit Escola, atente-se para negociar e planejar junto à escola que tem regras bem definidas para este tipo de evento (datas, locais, horários, etc...). Sempre que possível, pegue a opinião do(a) aniversariante para te auxiliar na escolha do tema. Caso a criança tenha menos de três anos, escolha um tema mais clássico, para evitar que ela queira o mesmo tema quando tiver idade para optar.

- Quando tiver próximo da data da festa, verifique se todos os itens estão ok; combine com os responsáveis o horário da entrega, montagem e recolhimento do material.

- Fique bastante atento(a) para as cláusulas contratuais, quando da locação de acessórios e complementos, principalmente com as datas de devolução e as penalidades por eventuais danos, para evitar surpresas na hora da devolução. Lembre-se que a maioria das empresas exige um cheque caução para garantir a devolução dentro das condições contratuais.

Lembrancinhas Personalizadas (fotos do autor)

Velinha Personalizada e Piruliteiro Temático (fotos do autor)

Decoração temática com o tema "Frozen" (foto do autor)

Quer saber mais sobre decoração de festas de aniversário infantil, ver nossos trabalhos, fotos ou referências, acesse os links abaixo: