Nosso DDS vai interagir com você sobre um tema que envolve cada um de nós durante todo o seu turno de trabalho. É a questão de manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, quem não gosta, não é verdade? Limpeza e organização são indissociáveis e a palavra SEISOU, o 3º senso do princípio cinco S, oriunda do japonês, significa manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho, sabia? Então, vamos fazer uma reflexão juntos e mãos à obra.

          Neste DDS comportamental, vamos avaliar a amplitude que a limpeza desempenha no ambiente corporativo e que esse 3º senso (SEISOU) tem uma representatividade preponderante no ambiente corporativo. Amiúde, vamos também descrever algumas dicas de como manter o ambiente de trabalho sempre limpo & esmerado e a relação com a saúde, segurança, e a reputação profissional.

         VER PARA AGIR: A amplitude deste senso está vinculada à necessidade de retirar todos os agentes de sujeira, e bem como aqueles resíduos inconvenientes que inadequadamente ocupam espaço. Por exemplo, num escritório administrativo, em seu armário, gavetas e estantes, têm observado ultimamente que alguns itens ficam guardados sem necessidade, ocupando um espaço indevido? Normalmente itens com poeira geram até a presença de fungos e vetores peculiares desses ambientes sujos. Tem acontecido assim com você?

 BENEFÍCIOS? Você não imagina os benefícios advindos de um ambiente de trabalho limpo e arrumado:

- Propicia um ambiente de trabalho mais seguro porque evita acidentes;

- Causa um aspecto visual/estético muito agradável aos visitantes especialmente nas épocas que famílias dos funcionários costumam visitar empresas;

- Transmite um impacto muito positivo e preconiza valores de Excelência.

         JÁ PAROU PARA PENSAR? Já visualizou as mulheres trabalhandoem casa, o que elas fazem? São polivalentes, porque enquanto cozinham, lavam panelas, enxugam pratos, varre o chão sujo. Ou seja, várias coisas ao mesmo tempo, e essa ação agiliza seu tempo mantendo o ambiente sempre limpo e organizado. Similarmente, você pode ser dinâmico na sua empresa. Enquanto exerce suas atividades vai minimizando a sujeira e objetos espalhados. Deixando para o final do turno, você ficará “meio enrolado” correndo o risco de passar o turno ao seu sucessor sujo e desorganizado, concorda?

        NÃO PERCA O FOCO: Saiba que um ambiente de trabalho limpo e organizado está intimamente relacionado com uma saúde plena e qualidade de vida satisfatória. Podemos dar um exemplo de um antigo lixão infestado de catadores apossando-se de objetos usados e sujos, latinhas e resíduos reciclados para vender e garantir sua sobrevivência. Imagine esse local fedendo, com aquele odor desagradável, com animais (gato, cães, ratos, porcos) com o risco em alto potencial de contrair doenças, não é verdade? Esse exemplo ilustra que sujeira e falta de higiene é sinônimo de alto índice de enfermidades.

        FIQUE LIGADO: A limpeza e a organização tem uma forte relação com a sua reputação profissional, sabia disso? Imagina que você trabalha num escritório, e tem o hábito de receber visitas de vendedores e representantes.  Suponha que toda vez que esses fornecedores chegam a seu escritório, haja papéis espalhados pela mesa, chão, gavetas abertas, armários escancarados e lixeiras entupidas de resíduos, passando da hora do descarte?  Qual a imagem que terão de você? Positiva ou negativa? Pense nisso!

         CONCLUINDO: Meu prezado, leitor assíduo do DDS aterminar de ler esse DDS no seu trabalho, feche os olhos por uns 20 segundos e pergunte a SI MESMO, não ao colega: Estou fazendo a minha parte? Na troca de turno  passo o local todo limpo, organizado? Segrego os resíduos devidamente? Exijo do meu parceiro que mantenha o ambiente sempre limpo? Seja humilde e profissional! Abraço e sucesso, e  foi um prazer interagirmos.

         Colunista: Marcos Paixão Lemos – Cipista na Vale S/A – Pós-graduando em gestão/auditoria/licenciamento ambiental