1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A organização é algo primordial e essencial para o funcionamento integral de uma empresa, principalmente se tratando de uma franquia onde cada metro quadrado é pensado e não passa despercebido; tudo é estudado e planejado pela administração da franquia. A loja Cacau Show local possui 40 (quarenta) metros quadrados, funciona com apenas três setores; vendas, estoque e administrativo.
As funcionárias trabalham nos setores de vendas e estoque e dois no administrativo. O modelo de organograma da empresa é o funcional. Ele geralmente é aplicado em organizações de pequeno porte, onde existem alguns poucos chefes para uma série de atividades (funções). O melhor exemplo é o do gerente (ou gestor) administrativo da pequena organização que tem sob sua responsabilidade direta o trabalho executado pelo corpo funcional (não chefes) nas funções de vendas e estoque (ARAÚJO, 2010, p. 172). Assim temos o seguinte gráfico de organograma.
Fonte: Autor da pesquisa
A empresa se divide em departamentos de acordo com o processo, por isso seu modelo é o de “processo”. Como trata-se de uma franquia, há padronizações em todos os processos e atividades, onde os franqueados utilizam-se de manuais de orientação que precisam ser seguidos à risca para estar de acordo com a exigência da franquia geral, assim como afirma Araújo (2010, p. 138) Entendido como uma técnica, os manuais podem dar a interatividade necessária, incluindo a certeza de ser um excelente suporte à gestão de processos. Principalmente em relação a comunicação da franquia com os franqueados em instruí-los em algum processo que gera dúvida em um gestor, onde ele pode consultar o manual, sem precisar consultar a franquia geral.
ADMINSTRAÇÃO (GERENTE)
VENDAS (VENDEDORAS)
ESTOQUE (VENDEDORAS)
2
A estrutura organizacional informal funciona da mesma maneira que a formal, o que muda é que na ausência do gerente, uma vendedora assume a liderança das demais, geralmente a vendedora mais experiente da loja assume.