DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO

RIO SÃO VICENTE, Município de Campo Novo Rondônia.

Introdução

       O Rio São Vicente, nasce na região de Campo Novo de Rondônia. Aqui a economia gira em torno dos garimpos, e isso geram uma grande destruição de nossos Rios. O rio são Vicente nasce  na L-C2, no município de campo novo  e passa pelo L-10 do mesmo município, deságua no rio Jamarí no município de Ariquemes. O  rio jamarí, possui suas nascentes  nas proximidades  das serras do Pacaás Novos, no município de Campo Novo de Rondônia.O rio São Vicente nasce e deságua em território Nacional Brasileiro.

                                            Metodologia

      Para efetuar este trabalho, fiz uma visita até  o Rio São Vicente, localiza-se bem perto da minha casa. Por ser perto fui caminhando mesmo, percorri toda a drenagem do rio, caminhando e anotando, todos os detalhes, não tive ajuda. Metodo principal utilizado foi a presquisa de campo.                       

                                          Resultados

        Durante percurso, pude perceber que O rio possui poucas Arvores ao redor, por se localizar, em uma área de  pastagem, e percebi também que o rio é muito escavado pois todos os anos quando enche, um parte da margem cai, se esmorona.  Todos os anos  os Rio enche muito e alaga a estrada, que fica interditada por dias, atrapalhando o trânsito. Nas margens do rio São Vicente, pouquíssimas arvores, e as poucas que possuem estão prestes a cair devido as enchentes todos os anos que   alagam  as raízes das arvore deixando-as  tortas.

                                        Conclusões

        Durante a visita, percebi, que as águas do rio não são tão poluídas, mais devido as poucas arvores ele vai acabar por se aterrar de arei e  possa não existir mais, transformando-se em pequeno córrego. Este trabalho foi muito importante para mim, pois com ele aprendi muitas coisas novas, pois quando passeava em um rio, nunca prestava atenção o aos detalhes.

                                                                   Wania Bruna Dos Santos