Introdução

A análise e interpretação das relações sociedade natureza constituem um factor importante para o alcance do Desenvolvimento Sustentável. A pobreza tem uma grande influência na pressão ao ambiente, visto que as fontes de alimentação são adquiridas no ambiente, a matéria-prima sai do ambiente, e a pressão é muito grande. 

Esta pressão da população sobre o meio ambiente, vai criando a longo prazo problemas ambientais. Na vila sede do distrito de Memba, já se fazem sentir o resultado da pressão da população ao meio ambiente, sendo de notar alguns problemas que poderiam ser evitados e até minimizados. A falta de um acompanhamento institucional, a pobreza pela qual a maior parte da população é vítima tem dificultado em parte ao combate destes problemas. 

De salientar que quanto mais são agravados os problemas ambientais, há também maior probabilidade do aumento da pobreza da população. Os ecossistemas funcionam em uma “perfeita” sincronização, a deficiência no funcionamento de um elemento do sistema cria ou perturba o funcionamento dos outros elementos; isto quer dizer, o derrube do mangal pode trazer consequências também para a própria população. 

Para a realização deste trabalho foram usadas metodologias como trabalho de campo, pesquisa bibliográfica, pesquisa na Internet e observação directa.