O Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente causa doenças tais como infarto, derrame, insuficiência renal, perda da visão e feridas de difícil cicatrização, dentre outras. Embora ainda não exista uma cura definitiva para o Diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o portador.

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população têm diabetes. Segundo uma projeção internacional, a população de diabéticos a nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50%, para 380 milhões de pessoas a sofrerem desta doença crônica. Natal e Grande Natal têm a população com maior número de diabéticos do Brasil.

Existem 2 tipos de diabetes:

O Tipo 1 (insulinodependente), é uma doença auto-imune: as células do sistema imunológico agridem as células produtoras de insulina destruindo-as, resultando na diminuição ou cessação da produção de insulina. As pessoas com este tipo de diabetes precisam aplicar injeções diárias de insulina, para controlar a doença, que em geral se inicia na infância ou na adolescência;

O Tipo 2 (não insulinodependente), que atinge entre 80% e 90% dos diabéticos, ocorre na grande maioria dos casos entre os adultos. Neste tipo de diabetes a produção de insulina pelo pâncreas é normal, mas os tecidos do corpo se tornam resistentes à ação da insulina, impedindo a absorção da glicose pelo organismo, elevando, assim, a taxa de açúcar na corrente sanguínea.

Assista ao vídeo sobre diabetes uma questão de peso

http://blogmaisnutricao.blogspot.com/2010/01/diabetes-uma-questao-de-peso_29.html

Aguarde o nosso próximo artigo...

Achou o Artigo útil? Se achou clique em maisnutricao.hd1.com.br