DIABETES TIPO 1 E TIPO 2 NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊCIA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

DIABETES TYPE 1 AND TYPE 2 IN CHILDHOOD AND ADOLESCÊCIA: A RESEARCH BIBLIOGRAPHY

GRACELINA SANTOS LEAL¹; RAYLA FERNANDA VERAS LIMA¹; TATIANNE ALVES DE SOUSA¹; BRUNNA LARYELLE SILVA BOMFIM².

¹[email protected][email protected][email protected][email protected]

¹ACADÊMICAS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI; ²PROFESSORA DE GENÉTICA DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI. ESPECIALIZADA E GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 

RESUMO

          O Presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratório com abordagem qualitativa, visando analisar as causas, os sintoma, diagnóstico e formas de tratamento do tipo 1 e tipo 2, assim como avaliar a qualidade de vida dos portadores dessa patologia. Nessa perspectiva, a Diabetes é uma doença metabólica causada pela falta ou má absorção de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas, e sua função é de quebrar moléculas de glicose para transformá-la em energia. Quando há ausência total ou parcial desse hormônio vai ocorrer uma interferência na queima do açúcar e na sua transformação em proteínas e gorduras. É por essas complicações que o Diabético apresenta algumas limitações no seu estilo de vida.

PALAVRAS-CHAVE: Diabetes. Insulina. Metabolismo. 

ABSTRACT
           The present work it is a literature of an exploratory qualitative approach in order to analyze the causes, symptoms, diagnosis and treatment modalities for type 1 and type 2, as well as evaluating the quality of life of patients with this pathology. From this perspective, Diabetes is a metabolic disorder caused by mal absorption or lack of insulin which is a hormone produced by the pancreas, and its function is to break down glucose molecules to transform it into energy. When there is total or partial absence of this hormone will interference occurs in the burning of sugar and its transformation in proteins and fats. It is these complications that Diabetes has some limitations in your lifestyle.

KEYWORDS: Diabetes. Insulin. Metabolism. 

INTRODUÇÃO

O diabetes é uma síndrome metabólica de múltiplas origens, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade da insulina exerce adequadamente seus efeitos. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas,que é uma glândula endócrina, este hormônio produzido é responsável pelo metabolismo da glicose. Quando não há a presença deste ocasionara consequentemente um déficit na metabolização da glicose, causando o diabetes¹.

O diabetes tipo 1 é causado pela destruição das células produtoras de insulina, devido ao defeito do sistema imunológico em que os anticorpos ataca as células produtoras desse hormônio, a criança e o adolescente com esse tipo de diabetes depende de suprimentos exógenos de insulina para viver. Esse tipo pode ser transmitido de geração em geração¹.

O diabetes tipo 2 resulta da resistência da insulina e na deficiência da secreção de insulina. Antes era uma doença característica do adulto, hoje ela avança sobre as crianças alcançando os jovens. O aumento de casos na infância e na adolescência é devido a epidemia mundial de obesidade e da falta de atividade física.Segundo a Organização mundial as saúde (OMS), a incidência deste tipo de diabetes na infância e na adolescência aumentou significadamente na ultima década².

Estes dois tipos de Diabetes tem um impacto particular na vida das crianças dos adolescentes e de suas famílias,pois o dia a dia é alterado de repente onde é necessário fazer medições de glicemia,aplicação de insulina e regulação da alimentação e atividade física.  

OBJETIVOS

            Fazer um estudo bibliográfico analisar e diferenciar a diabetes tipo 1 e 2 em crianças e adolescentes, consequências,sintomas, fatores de risco,forma de tratamento e a qualidade de vida dos portadores de diabetes.

METODOLOGIA                                        

          A presente pesquisa foi realizada através de uma revisão de literatura do  tipo exploratório e abordagem qualitativa, que visou contribuir e explicar de maneira teórica sobre a Diabetes tipo 1 e tipo 2 em crianças e adolescentes,  e a qualidade de vida desses  pacientes. Os dados foram coletados através do site do Ministério da saúde.

          Foram pesquisados artigos relacionados à Diabetes tipo 1 e tipo 2, considerando ainda as causas  que favorecem a doença. A busca dos artigos foi feita nas bases de dados como LILACS e SCIELO utilizando os dados escritos apenas na língua portuguesa com uma limitação temporal de 2003 a 2012.

DIABETES TIPO 1 E TIPO 2

                             

O Diabetes tipo 1 é uma doença crônica que é conhecida também como insulina independente, infanto juvenil e imuno mediato. Neste tipo de diabetes ocorre a insuficiência da produção de insulina no pâncreas. Isto devido suas células betas das ilhotas de Langerhas que sofrem o que chamamos de destruição auto imune³.

Pode ocorrer em qualquer idade, no entanto são mais comuns em crianças, adolescentes e adultos jovens. A sua causa exata ainda é desconhecida. O que se sabe é que ela é provavelmente uma doença autoimune. Uma infecção ou algum fator pode fazer com que o corpo erradamente ataque as células do pâncreas que produzem a insulina.

Seu diagnostico é feito através de vários exames pro exemplo: nível de glicose no sangue (em jejum), nível aleatório de glicose no sangue (sem jejum), teste oral de tolerância a glicose entre outros. Os sintomas comuns para esse tipo de diabetes são: respiração profunda e acelerada, pele e boca seca, muita sede, micção mais frequente, tonturas, desnutrição, aumento do apetite, alterações visuais, feridas. Após o diagnostico se positivo, deve-se realisar um check-up toda semana ate que se consiga controlar o nível de açúcar no sangue. Todas as pessoas com tipo 1 deve tomar insulina todos os dias. Exercícios regulares ajudam a controlar o nível de insulina².

Diabetes tipo 2 é uma doença hormonal que ocasiona o acumulo de açúcar no sangue. Ela é causada pela incapacidade das células do fígado de ligarem-se a insulina, que também pode ser insuficiente, as situações que podem favorecer este mau funcionamento são: fator hereditário, obesidade, sedentarismo e consumo em excesso de carboidrato.

Os sintomas do tipo 2 são: formigamento nos pés, visão embaçada coceira na pele, cansaço, emagrecimento, aumento de peso sem causa aparente. Seu diagnostico é feito através do exame de sangue ou urina que avalia a taxa de glicose no organismo.

O tratamento é feito através de uma dieta prescrita pelo nutricionista, pratica de exercícios regularmente, medicamentos para regular a função do fígado, este tratamento deve ser seguido por toda ávida, e é importante que o individuo saiba verificar seus níveis de açúcar através do glicocimetro, que é um aparelho de medição da glicose.  

DIABETES TIPO 1 TIPO 2 NA INFANCIA E NA ADOLESCÊNCIA

           O diabetes mellitus tipo 1 é uma das mais importantes doenças crônicas e desenvolve com mais frequência, entre crianças e adolescentes. Seu diagnóstico geralmente ocorre entre as idades de 5 a 6 anos e entre 11 e 13 anos. Na criança requer da ajuda dos pais para que juntos somem esforços para ajudar a criança atinjir um bom controle metabólico, e minimizar as complicações.

          Na adolescência, o diabetes tipo 1 um é motivo maior de preocupação, pois ela pode comprometer o seu desenvolvimento físico. Pesquisas, feitas pela Organização Mundial de Saúde – OMS, demonstram que os adolescentes tem mais dificuldade  para aceitar a doença, quando comparadas a crianças, pois enquanto estas ainda dependem dos cuidados dos pais ou responsáveis, já os adolescentes são convocados a responsabilizar-se pela própria saúde¹.

            O diabetes mellitus  tipo 2 se caracteriza pela combinação de resistência à ação da insulina e à incapacidade da célula beta em manter uma adequada secreção de  insulina.A resistência à ação da insulina é uma anormalidade

primária e precoce no curso da doença².

            A Diabetes em geral não tem cura, mas se o tratamento for seguido corretamente o nível de glicose no sangue normalizará e a insulina funcionará normalmente.

RESULTADOS

A diabetes é uma das doenças crônicas clássicas que impõe mudanças precisas no estilo de vida das pessoas como por exemplo: os hábitos alimentares não serão os mesmos, a prática regular de exercícios físicos, a introdução de medicamentos no dia a dia.

Apesar de ser uma doença crônica, é possível conviver bem com o diabetes - basta que o paciente tenha hábitos saudáveis e siga corretamente as indicações médicas. "Os riscos mais graves do diabetes, como perda total da visão, amputação e falência renal ocorrem em pacientes que não tiveram tratamento adequado.(DR DRÁUZIO VARELLA)

          Esta não é uma doença recente: descrições dos sintomas: Muita sede, fome, sensação de cansaço ou fadiga, visão embaçada, perda da sensibilidade, micção frequente, tonturas, perda de peso, surgem já em escritos médicos na civilização grega.

A fisiopatologia do diabetes mellitus no jovem é semelhante à do adulto, e compreende tanto a resistência à ação da insulina como uma alteração na função da célula beta-pancreática, que tem como função a produção de insulina no pâncreas.

 O antecedente familiar para diabetes mellitus, a presença de obesidade, a ausência de anticorpos na antiilhotas pancreáticas, em combinações variáveis, são pontos importantes para o diagnóstico desse tipo de diabetes mellitus.

A aderência à dieta é um fator muito importante, pois uma alimentação saudável, com poucas gorduras, muitas verduras, ajudar a manter normal o nível de glicose no sangue.

A dieta é sempre o melhor caminho para evitar o desenvolvimento do diabetes e principalmente no seu tratamento para evitar o agravamento desta doença. Mesmo com o uso de medicamentos, é fundamental ter uma alimentação sem açúcar e com alimentos ricos em fibras. O diabético que conhece a sua doença e cumpre um tratamento dietético bem orientado por nutricionista pode viver tranquilamente uma vida normal em todos os aspectos semelhantes ao indivíduo não diabético. (DR DRÁUZIO VARELLA).

           A prática de exercícios é outro fator essencial para o portador da Diabetes, pois diminui as gorduras sanguíneas, a pressão arterial e ajuda a combater o excesso de peso.

       O exercício físico tem um importante papel na prevenção e no controle da resistência à insulina, do pré-diabetes, do diabetes gestacional, do diabetes tipo 2 e das complicações relacionadas ao diabetes.Tanto o exercício aeróbico quanto o anaeróbico melhoram a ação da insulina e podem contribuir no controle dos níveis glicêmicos, dos lípides, da pressão arterial, do risco cardiovascular e na melhora da qualidade de vida. Entretanto, o exercício físico deve ser realizado de forma regular a fim de que os benefícios sejam duradouros.A maioria das pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 pode praticar a atividade física com segurança, desde que certas precauções sejam tomadas.(DR DRÁUZIO VARELLA)

            Sendo assim, o portador de Diabetes, tipo 1 e tipo2 na infância e na adolescência, necessita do apoio familiar no tratamento para que consiga obter resultados positivos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

  1. 1.    MARQUES,  ANDRADE. Adesão do portador de Diabetes ao tratamento. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 21, n. 2/3, p. 61-70, maio/dez. 2007. 
  1. 2.    RIBEIRO, REGINA. Adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1:Seu Cotidiano e Enfrentamento da Doença. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16(2), pp. 411-425.
  1. 3.    SÉRGIO, PAULO. Diabetes Mellitus tipo 2 na Infância e na Adolescência. Jornal de Pediatria - Vol. 79, Nº3, 2003. 
  1. 4.    MENESES, RIBEIRO. Avaliação da qualidade de vida em crianças com diabetes tipo 1. Análise Psicológica (2003), 1 (XVI): 91-100.
  1. 5.    CORRÊA. Diabetes mellitus tipo 2 na Criança e no Adolescente. Adolescência & Saúde volume 1  nº 2  junho 2004. 
  1. 6.    VARELLA. DR DRÁUZIO. URL: drauziovarella.com.br, acesso em 5 de janeiro de 2013. 
  1. 7.    MINISTÉRIO DA SAÚDE. URL: www.portalsaúde.gov.br, acesso em 6 de janeiro de 2013.
  1. 8.    OLIVEIRA, MELLO. Obesidade e síndrome metabólica na infância e na adolescência. Rev. Nutr. 17(2): 237-245, ND. 2004 Jun. 
  1. 9.    DENNIS, MARK. Controle da glicemia em jovens. J. Pediatr. (Rio J.) 85(6): 467-468, ND. 2009 Dec.
  1. 10.  THAIS. Nem toda criança diabética é tipo 1. J. Pediatr. (Rio J.) 83(5): S178-S183, TAB. 2007 Nov.