DIA VINTE DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA?

            O que aconteceu nesse dia para torná-lo tão importante?

         Para entender, as importâncias têm que recuar no século XVII. É a História de um menino, Zumbi. Esse menino era negro, filho de escravos, mas nasceu livre, lá no quilombo dos palmares, na serra da barriga, divisa entre alagoas e Pernambuco. Quilombos eram lugares dentro das matas para onde os escravos fugiam. Para se refugiar do cativeiro e dos maus tratos das senzalas. Existiam muitos quilombos no Brasil e lá os escravos viviam livres, em comunidades onde faziam valer suas próprias leis. Mas, o refugio era sempre atacado, pois, os donos dos escravos os queriam de volta, para trabalharem em suas terras. E foi num desses ataques que zumbi foi capturado e levado, para ser criado por um padre na cidade.

    Quando cresceu, fugiu e retornou á palmares para cumprir sua missão: sua missão era lutar por liberdade. Hoje zumbi é conhecido na historia como líder de palmares. Um guerreiro inteligente que esteve á frente de vários combates contra a escravidão; suas lutas encerraram-se no dia vinte de novembro de 1695 quando foi  capturado e morto.

     Essa data foi escolhida em 1917, pelo Poeta Oliveira Silveira e por um grupo de estudiosos composto por pessoas negras, que se reuniam em Porto Alegre: O Grupo Palmares. Essa idéia se expandiu por outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial. E no final dos anos 1970, já se manifestava proposta nacional para o dia da consciência negra.

          É importante deixar registrado, que o dia treze de maio de 1888(abolição da escravatura), apesar de ser uma data importante para a nossa História, não mudou a realidade dos negros. Os escravos libertos e seus descendentes não eram tratados igualmente depois da abolição  e até, hoje a luta pela igualdade racial continua.

          Por isso uma nova data, mais representativa, foi escolhida. A fim de despertar a consciência para a situação de exclusão sócia- econômica da população negra no Brasil. Passados mais de cem anos do fim jurídico do sistema escravista como o Por Doutor: Flavio do Nascimento afirma: “Dia vinte de novembro é um dia de liberdade para os corações de todos os brasileiros. Dia de refletir sobre a igualdade de direitos entre homens e mulheres negros brancos.