DI FANT: Italianos no Rio Grande do Sul

 

Matheus Henrique Pires da Silva

[email protected]

Os Di Fant se instalaram no Brasil a partir de Federico di Fant e Felicita Toniutti di Fant, originários do norte da Itália, que vieram para o Rio Grande do Sul em meados da segunda metade do século XIX.

Federico, nascido na cidade de Fagagna na Província de Udine localizada na Região de Friuli-Veneza Júlia, Itália, em 28 de janeiro de 1848, era filho de Giovanni Battista di Fant e Maria Valant di Fant. Felicita, nascida na cidade de Rive d’Arcano, localizada na mesma província onde nasceu o marido, em 23 de setembro de 1854, era filha de Domenico Toniutti e Sabbata Picco Toniutti. Casaram-se em 07 de fevereiro de 1872 em Rive d’Arcano.

            O casal Di Fant imigrou para o Brasil no ano de 1877, deixaram Rive d’Arcano nos últimos dias de julho de 1877, chagando ao porto de Gênova, onde em 31 de julho de 1877 o Consulado Geral do Brasil expediu os vistos de ingresso. Depois de uma viagem de quase três semanas a bordo do navio britânico “Nord America”, desembarcaram no porto do Rio de Janeiro em 23 de agosto de 1877.

            Após a chegada ao Rio de Janeiro, transferiram-se para o estado do Rio Grande do Sul, onde, inicialmente, se instalaram na Colônia Dona Isabel (hoje município de Bento Gonçalves), onde ficaram até meados de 1882, posteriormente, em 1889, está instalada na Colônia Alfredo Chaves (hoje município de Veranópolis), e por fim, na virada do século, chegaram na Colônia Alto Jacuí (hoje município de Não-Me-Toque), onde  Federico faleceu entre 1901 e 1908.

            Federico e Felicita deixaram vasta descendência, ainda fortemente baseada no estado do Rio Grande do Sul, mas numerosas ramificações estão pelo estado do Paraná, de Santa Catarina, do Rio de Janeiro e do Mato Grosso.

Genealogia

Federico di Fant e Felicita Toniutti di Fant tiveram diversos filhos, são eles: Constantino di Fant, Virgilio di Fant, Maria Defanti, Virginio Secondo Defanti, Jonoeffa Defante, Sabata Defanti, Sabida Senhorinha Defante, Marieto di Fant, Federico Defante, Federico Maria Defante, Frederico Deffant Filho, Frederico Tercio di Fant, Vittoria Ortencia Defanti, Federico Terceiro Fortunato Defanti, Felicidade Difante, Frederico Quarto Defante, Frederico Emílio Defante e Frederico Deffanti.