Dez Dicas para se proteger do câncer

1.Pare de fumar.  Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.

2. Uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL   com frutas,legumes,verduras, cereais,azeite extra virgem,óleo de soja ou girassol, pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%.  Evite gorduras de origem animal  como leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc  e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.

3. Evite ou limite a ingestão de  BEBIDAS ALCOÓLICAS   e além disso  , pratique atividades físicas durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

4. É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do  CÂNCER DE PRÓSTATA

5. Os homens acima de 45 anos e com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para INVESTIGAÇÃO DE CÂNCER DE PRÓSTATA

6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o  EXAME CLÍNICO DAS MAMAS anualmente.  Toda  mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família , devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.

7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar EXAME PREVENTIVO GINECOLÓGICO   

8. É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de SANGUE OCULTO NAS FEZES , a cada ano

9. No lazer, evite EXPOSIÇÃO PROLONGADA AO SOL, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.


Suely Bischoff Machado de Oliveira  [email protected]

Psicóloga CRP 06/8495

Psicóloga hospitalar/Psico oncologista

Pós grad.pelo Hosp.do Câncer A.C.Camargo