O assunto de maior sucesso no mundo é a crise. Em todos os meios de comunicação é visível como esse tema opera na mente das pessoas, fazendo com que grande parte dos comerciantes perca significada parcela de seus clientes. Porém, através desses mesmos meios é possível também mostrarmos o outro lado da moeda, o lado favorável às vendas. Aí então é que a propaganda vem desempenhar o seu papel.

Nos deparamos hoje com uma infinidade de empresas, de vários seguimentos, todos com um mesmo objetivo: vender, vender e vender mais. Muitas dessas empresas ainda, especializadas no mesmo seguimento que a nossa. A isso chamamos de concorrência. E como fazer a diferença em meio a tantos iguais no mercado hoje? Uma das soluções é ser visto e lembrado.

Todos os seres humanos têm necessidade de comer, beber, se vestir. No entanto, são muitos os lugares em que ele pode comprar o que precisa. O que fará a diferença é qual o primeiro lugar virá à mente dele. E além de fazer com que nossa empresa seja lembrada, a propaganda atua ainda como estimuladora de desejos.

Principalmente em tempos de crise, as pessoas precisam ser instigadas à compra. Pensem, se um dos maiores assuntos da atualidade é a crise, então esse é um problema que gera medo nas pessoas, medo de gastarem, de consumirem demasiadamente, enfim, elas passam a se controlar mais. Nesse momento é que mais uma vez a publicidade entra em campo, de uma maneira a "ensinar" os consumidores a serem cada vez mais consumidores, a desejarem a compra. Por que a necessidade é inata do ser humano, mas o desejo de consumir determinada marca e em determinado lugar, isso nós criamos.

Essa é outra habilidade da propaganda: ensinar o consumidor a comprar, às vezes por impulso. Mas isso em união com a empresa. Sabemos que muitas pessoas não têm condições de comprar sempre o que precisam, sobretudo no seguimento de roupas. Mas muitas delas guardam dinheiro para comprarem no momento que acharem oportuno. E nós podemos proporcionar esse momento a ela.

Todo consumidor segue um processo para realizar a compra. Esse processo começa quando o cliente reconhece a necessidade de consumo, depois disso ele busca informações (um grande meio de buscar essas informações é através da mídia – propagandas), como terceiro passo ele analisa as alternativas, e esse é o ponto central do processo que deixa claro a importância de "ser visto". Ressaltando novamente que, uma vez que ele tem em mãos várias empresas que pode oferecê-lo um mesmo produto, ganha a que for mais e melhor lembrada. E fechando o processo, o cliente segue com a decisão de compra e o ato propriamente dito.

Pra encerrar, trago um fato bastante curioso, pego na internet. A história de um grupo de ateus, que para disseminar suas idéias colocaram o seguinte anúncio num ônibus: "Não há Deus nenhum. Então pare de se preocupar e curta a vida.". O que chama a atenção nesse anúncio, é que podemos concluir com ele, que até quem não acredita em nada, acredita em propaganda.

Desejo a você tudo de bom e muito mais.