“Deus sim, Rei não!”

 AlbanísioRibeiro

 Rejeição é um dos sentimentos mais assombrosos que podemos nomear. Ser rejeitado por alguém, principalmente por quem mais deveria nos amar é avassalador, imensurável. Há dois momentos que foram uns dos mais tristes nas páginas da Bíblia, momentos estes que o homem rejeita a Deus como Rei e entra nos trilhos da rebelião e independência.

 Estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos; constitui-nos um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações. Porém essa palavra não agradou a Samuel, +quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então Samuel orou ao Senhor. E o Senhor respondeu: Ouve a voz do povo em tudo que dizem, pois não rejeitaram a ti, mas a mim, PARA EU NÃO REINAR SOBRE ELES. - 1 Sm 8:5-7.

 Nesse tempo Israel tinha o Senhor como Deus e Rei. Eram os juízes que governavam sob a orientação de Deus. Uma Teocracia viva. O povo aproveitou de uma situação problemática para exigir um rei igual a todas as nações. Como leitor percebo a dor da rejeição nesta porção das Escrituras. A Bíblia nos indica que quando não andamos no caminho do Senhor o Espírito se entristece. Deus entristeceu-se por isto, e mais ainda por ver o homem tomar atitudes que iriam se voltar contra ele mesmo. A partir daí o Criador deixa de ser Rei, agora é só o Deus de Israel. Tempos depois é rejeitado também como Deus, e o povo vai ao cativeiro Babilônico por setenta anos como escravo.

 O outro texto é quando Pilatos está julgando Jesus e o apresenta à multidão: Eis o vosso Rei. Mas eles gritaram: Fora! Fora! Crucifica-o! Perguntou-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais sacerdotes: Não temos rei, senão César. - Jo 19:14-16. Só sendo Deus para suportar tamanha rejeição. Imagine o próprio Criador sendo blasfemado, injuriado e condenado por calúnias infundadas. Deus é muito paciente para tolerar toda essa afronta. Mas Ele tem propósitos eternos que são maiores que qualquer rejeição.

 Diante disso é bom darmos uma checada e ver quem é de Deus em nossas vidas. Ele é Deus e Rei? Apenas Deus? Nenhum nem outro? Não só precisamos crer em Deus, mas tê-lo como Rei, Senhor. Somos seus súditos? O governo de Cristo é maravilhoso e paradoxal: Já não vos chamo mais de servos, mas de amigos – Jo 15:15. Bom termos um Rei assim, não? Trata-nos como amigos. E: Todo aquele que quiser tornar-se grande, seja vosso servo. -  Mt 20:26. Jesus deu o maior exemplo de serviço, morreu para nos salvar. Ótimo ter um Rei exemplo de servidão e amigo.

 Logo no começo de minha caminhada com Cristo, em 1991, após fazer algo que não agradou o coração de Deus, foi lendo a Bíblia a primeira vez que ouvi o Espírito compartilhar uma palavra de admoestação: ...o que se desvia dos seus caminhos o DESPREZA. - Pv 14:2b. Desprezo, sinônimo de rejeição.

 Nossas atitudes no dia a dia mostram facilmente se estamos repetindo a história de Israel, ou se o amamos. Mais que um Deus figurativo, ou nem isso, Jesus quer governar nossa vida por inteiro: ser Rei.