A forma de Deus pensar, com certeza, é diferente da nossa, pois nós pensamos com o objetivo de alcançar a melhor resposta, mas Deus já sabe a melhor resposta, e nem precisa haver outra resposta para Ele, pois a melhor resposta para Ele é única resposta: a certa.
Deus precisa escolher entre o certo e o errado? Não! Não há essa possibilidade para Deus, pois Ele sempre pensa certo.
Deus não precisa fazer escolhas, por isso a pré-eleição é um erro, pois se Deus pré-escolhe seus eleitos, então, Ele fez escolha.
Deus sempre pensa acertadamente, logo, não faz escolhas, mas faz juízo daquilo que está fora de Si, que age certo ou errado.
O certo e o errado está fora de Deus, está nas escolhas que as criaturas fazem ou fizeram.
Se houvesse uma pré-determinação divina, o mundo não faria o menor sentido. Um mundo sem opções de livre escolha colocaria Deus em uma situação de ser um ser malévolo, pois seria inteira responsabilidade divina todo sofrimento no mundo!
O pré-determinismo retira do ser humano as responsabilidades por seus erros, por seus pecados, logo, quem seria esse responsável? Deus! Isso é um absurdo!
Deus pensa sim, evidentemente, mas seus pensamentos são sublimes, são inimagináveis, não cabe na mentalidade humana.
Vossos pensamentos não são os meus pensamentos, diz o Senhor! 
Deus não faz escolhas! A não ser escolhas simples e que não envolvam sofrimento e resultados pecaminosos. Por exemplo, Deus escolhe cores, o verde para as folhas, o amarelo do girasol, o azul da asa da borboleta. Enfim, Deus escolhe tudo o que há no universo físico, mas nunca escolhe entre o certo e o errado, pois não existe a possibilidade do errado para Deus.
Se existisse a possibilidade do errado, ou melhor, de Deus errar, então, ele deixaria de ser Deus, pois seria mutável devido aos erros. Deus não pode ser mutável, filosoficamente, pois isto indicaria uma imperfeição em Deus, e isto é impossível. Deus tem que ser Perfeito, sem manchas e nem sombra de variação. pois, uma fonte de Amor, não pode vir contaminada com ódio; uma fonte de beleza, não pode ter feiura; uma fonte de bondade, não pode ser contaminada de maldade; uma fonte de Luz, não pode ter trevas em si; etc.
Caso Deus errasse, isto seria um indicativo de que Ele não é Onisciente, pois fez a escolha errada, então, não sabe tudo!

Deus é toda Virtude em grau absoluto!