Que é Deus ? “Deus é a inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas.”

 

Observem que Kardec pergunta “Que” e não “Quem”......

 

A Doutrina Espírita define Deus a partir do princípio da causalidade, princípio este, segundo o qual, Deus constitui o fundamento que torna possível o mundo e os seres. Neste contexto, Deus deixa de ser exclusivamente uma questão de fé, para revelar-se, de forma racional, na Inteligência que rege as formas da natureza. O princípio da causalidade é fundamentado a partir do axioma: “Não há efeito inteligente sem causa inteligente, e a grandeza do efeito corresponde a grandeza da causa.”

 

Na questão 13 de “O Livro dos Espíritos”, Kardec define quais seriam então os atributos da Divindade:

 

1) Deus é eterno. Por eterno entende-se aquilo que não tem começo nem fim. Se Deus tivesse tido um princípio, teria saído do nada; ora, o nada não existe. Por outro lado, se tivesse sido criado por outro ser, então este último é que seria Deus.

2) É imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade.

3) É imaterial. Sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria, pois de outra forma Ele não seria imutável, estando sujeito às transformações da matéria.

4) É único. Se houvesse muitos Deuses, não haveria unidade de vistas nem de poder na organização do Universo.

5) É todo poderoso. Se não tivesse o poder soberano, haveria alguma coisa mais poderosa ou tão poderosa quanto Ele, que assim não teria feito todas as coisas. E aquelas que Ele não tivesse feito, seriam obra de um outro Deus. E então Ele não seria único.

6) É soberanamente justo e bom. Sua sabedoria revela-se pela natureza de suas leis de amor, que regem a justiça por todo o Universo.

 

A questão no. 25 de “O Livro dos Espíritos” explica que:  É fundamental a união do espírito com a matéria – em seu estado essencial – para dar inteligência a essa, e portanto dar origem à multiplicidade de seres da criação.

 

Observe que, do ponto de vista histórico, com o dogma da Santíssima Trindade (aprovado pelo Concílio de Nicéia no ano 325), Deus tomou a forma de três pessoas distintas. O espiritismo busca uma compreensão racional dessa realidade e substitui as 3 pessoas da Trindade pelas 3 realidades essenciais do Universo: Deus, Espírito e Matéria, sendo:

 

Deus – Causa primária de todas as coisas;

Espírito – Princípio inteligente do Universo - Aquele que permite a evolução do Princípio Material;

Matéria – Princípio Material – Aquele de onde deriva toda a matéria.