As Famílias de Hoje


                A crise vivida pela nossa geração está localizada principalmente nos lares. Assim como o primeiro pecado foi cometido dentro da família e atentou contra ela (ver Gn 3: 6 ), também em nossos dias a maioria dos pecados é cometida dentro da família e vão contra ela.

Existe ainda um movimento muito forte tentando tratar a família com determinação de gênero. Uma família é formada por um homem que deixou a casa de seus pais, tomou a sua mulher formaram ambos uma só carne e tiveram filhos ou não. Isso é uma família! Quando esse modelo é desfeito por qualquer que seja o motivo deixa de ser família, de forma que é impossível tornar-se família dois iguais, por exemplo, pois não cumpririam o papel designado por Deus de gerar filhos, ou seja, seria uma relação centrada no desejo pessoal e não na vontade de Deus. Há de se pensar ainda na negação do direito individual de uma criança que vai ser ensinada a construir sua família, sem a finalidade específica dada por Deus voltando a estrutura de culto da babilônia (tratarei sobre o culto de Asherah e Baal no livro (As sete fantasias da soberba).

Na maioria das vezes não conseguimos identificar isso. Não estou aqui discutindo sobre opção sexual e quero atestar desde já que não sou homofóbico, nem faço apologia a violência, porém tenho observado algo tremendo que são as minorias impondo sobre  as maiorias os seus valores sobre o argumento de reivindicarem os seus direitos e quero alertar que isso acontece quando fechamos os olhos para a vontade de Deus.

Assim como se reivindica o direito e a liberdade sexual (que data vênia só tem haver com o prazer individual) precisamos entender que muitas dessas pessoas buscam, por exemplo, adotar filhos, para mais uma vez satisfazer seus prazeres individuais, já que a opção sexual lhes frustra o caminho natural de construção familiar.

Acho que deveriam todos viver as consequências de suas escolhas, pois amor é dar ao outro. Um filho é resultado de um relacionamento entre a proteção dado a mãe pelo homem e a entrega da mulher ao Pai, e uma criança adotada precisa de amor e um amor que só pode ser gerado por quem tem seus valores acima dos seus desejos.

Acredito que assim como adultos têm o direito de escolher o que querem fazer de suas vidas, crianças devem ter o direito de conhecer a vontade de Deus para suas vidas e não estou falando de religião seja qual for, pois toda religião tem um deus, um credo e seguidores e creio que em todas o modelo de família seja bem definido. Temos ainda pessoas que embora os casamentos estejam nos padrões bíblicos não podem ter filhos e  preferem adotar. Olhando com cuidado entendemos que essas pessoas queriam e não puderam por limitações físicas de um ou outro, o que é bem diferente de escolher um modelo de prazer que me impeça de ter uma família e depois tentar suprir a falta.

Enquanto há possibilidade é bom esclarecermos nossas posições para que não sejamos mal interpretados quanto a nossa crença. Precisamos fazer diferenciações entre o que Deus estabelece como família e as sociedades ao redor do mundo definem como família.

Se procurarmos um pouco em algumas enciclopédias encontraremos facilmente o conceito de família como sendo um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. Costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. Do ponto de vista etimológico, família deriva do verbete latino “famulus”= domésticos servidores, escravos, séquito, comitiva, cortejo,casa e família. Este termo foi criado na Roma antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem introduzidas à agricultura e a escravidão legalizada.

Claude Lévi-Strauss em suas observações sobre a família vincula categoricamente a existência da família à sociedade. Numa relação de interdependência. Como se a família dependesse essencialmente da sociedade para existir. Algo que chamou a atenção em sua obra foi o fato de Lévi_Strauss usar o versículo bíblico “deixarás o homem o teu pai e a tua mãe”para desenvolver sua defesa sobre o tabu do incesto e a constituição da sociedade. Mas isso é assunto para um outro livro.

Buscando ainda algumas outras definições do homem para a família encontramos uma outra obra muito conhecida e famosa de Friedrich Engels – A origem da família, da propriedadeprivada e do Estado. Uma obra obra extensa e que não há aqui o interesse em citá-la em sua pelnitude, mas apenas trazer ao leitores o viés pelo qual Engels desenvolve seu estudo. Assim como Lévi-Strauss, Engels estabelece uma relação de dependência entre a família e a sociedade. Parece que há uma concordância entre os vários pontos de vista sobre o surgimento da sociedade. E de como ela surge da necessidade de um relacionamento entre as várias famílias que constituem a sociedade. Engels chega a concluir que, “o matrimônio, pois, só se realizará com toda a liberdade quando, suprimidas a produção capitalista e as condições de propriedade criadas por ela, forem removidas todas as consierações econômicas acessórias que ainda exercem um influência tão poderosa na escolha dos esposos. Então, o matrimônio já não terá outra causa determinante que não a inclinação recíproca”. Ou seja, ele coloca a família como produto também da relação economica da sociedade. Como resultado de alianças estabelecidas nas necessidades das coisas.

De tudo que podemos achar dentro deste tema, fica-nos claro a pequenez do homem ao tentar definir uma criação divina, uma vez que tenta-se explicar a família a partir do conceito e não da origem. Os primeiros seres humanos se relacionavam e certamente se multiplicavam mesmo não tendo ainda pensado ou melhor, elaborado nenhum pensar sobre este conceito.

Na bíblia encontramos em algumas versões o termo família sendo usado pela primeira vez na passagem de Noé. Em Gênesis 8:19 há uma menção ao termo família. No original em hebraico a palavra usada para aquele texto é mishpâchâh, que quer dizer espécie, grupo, gênero. A mesma palavra usada mais a frente em Gênesis 10:18 quando faz referência aos descendentes dos cananeus.

Contudo, algo que saltou aos meus olhos foi o fato de que mesmo usando o termo família na passagem de Nóe, o Senhor estabelece o seu concerto com a sua geração e semente. Vindo somente a utilizar este termo de modo mais abrangente em Abraão. Quando promete que nele seriam benditas todas as famílias da terra.

Fato é que o pensar do homem é limitado o que tange os propósitos do Senhor. Limitado ao seu conhecimento das coisas negligencia-se que a família é a essencia da criação -  façamos o homem a nossa imagem e semelhança. Deus reune a trindade para criar aquele que seria e reuniria em si, na comunhão com Ele a essencia de Deus. Falta ao homem humildade para reconhecer que verdadeiramente a origem da família está de fato longe de ser explicada através das relações estabelecidas por e pela sociedade.

 Em Sodoma e Gomorra segundo a bíblia, o padrão familiar mudou, quando Ló abrigou os anjos do Senhor os homens de Sodoma negaram as filhas virgens de Ló e queriam os moços, não quero ser leviano nem fazer afirmações infundadas, mas a bíblia diz que por causa de práticas similares as de hoje Deus destruiu aquelas cidades. E ainda podemos ver o caso da mulher de Ló que segundo a palavra virou estátua de sal ao olhar para trás, ver. Gn 19.26.

Nos lares existem transtornos, Brigas, rixas, vozes alteradas, ofensas, ressentimentos, raízes de amarguras, separações e divórcios e tudo isso por falta do conhecimento de Deus, pois a palavra é clara que o conhecimento traz vida. O Inimigo de nossas almas tem como foco a destruição de famílias e por isso incentiva as tais desavenças, porque assim o fazendo se mantém no governo das casas divididas contra si mesmas.

 

A deterioração dos valores morais, a banalização dos conflitos familiares, o número crescente de separações e divórcios são de proporções alarmantes. A igreja tem algo a oferecer as famílias de nossa sociedade para salvá-las? Há solução em Jesus Cristo para as crises familiares?

 

Enfaticamente declaro que SIM

 

A deterioração das famílias ocorre porque as ordens de Deus têm sido ignoradas, abandonadas e trocadas por critérios humanos. Infelizmente até igrejas têm trocado a palavra de Deus por posicionamentos hedonistas que permitem aos incautos negar a palavra achando que estão servindo a Deus quando estão abandonando a essência da criação e o propósito para o qual fomos  criados.

 

“Mt 5:13-14 “Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor”“? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte"”