DEUS CONHECE SEUS UTENSÍLIOS – VASOS

 

Deus não faz acepção entre as pessoas. Nem toma ninguém por inocente.

Achegando-se  a Ele, Ele é misericordioso e Justo em perdoar nossas culpas, lançando-as no MAR DO ESQUECIMENTO para NUNCA MAIS FAZER  MENÇÃO. Agradando-se d’Ele pela fé que nos dá, haveremos de ser transformados  em vasos de HONRA, caso contrário seremos jogados fora.

 

2 Timóteo 2.19 à 21:  Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.  Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.

 

Houve um rei na história do povo de Deus que se utilizou dos utensílios da casa de Deus em benefício pessoal, numa grande festa particular, tendo sido pesado na balança de Deus por assim agir.

Daniel 5.1à 4 : O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil. Enquanto Belsazar bebia e apreciava o vinho, mandou trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tirara do templo, que estava em Jerusalém, para que neles bebessem o rei e os seus grandes, as suas mulheres e concubinas. Então, trouxeram os utensílios de ouro, que foram tirados do templo da Casa de Deus que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas. Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.

 

Quantos tem se aproveitado dos utensílios da casa de Deus para benefício pessoal, aproveitando-se de vasos cheios do Espírito Santo para deles tirarem proveito.

Muito frequentemente estas coisas acontecem em períodos que antecedem eleições. Palanques são armados, grandes estruturas são montadas, banquetes são  feitos, e aí, homens que tiram proveito da simplicidade e do poder do evangelho, fazem suas negociatas. Deus chama a atenção dos homens por isso: PESADO ESTÃO SENDO.

 

Sabemos que somos tidos como vasos nas mãos do Oleiro, e Ele tem levantado alguns destes utensílios, que aparentemente sem importância, trazem dentro de si algo precioso, que só reconhece quem sabe o que representa, quem tem o Espírito do conhecimento da verdade.

 

Porque no reino dos céus é semelhante aquele que abandonando tudo recebe de bom grado o Seu Senhor e deseja divulgar as suas obras. Ninguém que recebe de fato o Senhor que está à direita de Deus Todo Soberano, em seu coração, guarda para si tão doce perfume.

Uma mulher na antiguidade percebeu que deveria repartir o que melhor tinha guardado dentro de um vaso em sua casa. Visitava sua residência aquele que é digno de honra. Mas aquele gesto foi do desagrado de alguns que não compreendendo a honra que se prestava, se indignaram com o fato.

MATEUS 26.6 à 13.

Muitos fazem certas coisas para que sejam percebidos, outros porém, guiados pelo Espírito de Deus, o fazem para honra da sua fé. E nisso Deus é glorificado.

 

Em Filipenses 2.5 à 10, nos diz que Jesus sendo Deus, aniquilou-se a si mesmo para que todo homem possa reconhecer perante Deus que em nenhum outro nome há salvação pela qual devamos ser salvos.

 

Em Mateus 21.44, Jesus menciona que aquele que cair sobre Ele, digo isto na sua Palavra, ela se encarregará de quebrar aquele, fazendo esmigalhar-se perante  o seu peso, pois Ele mesmo menciona que se o Filho do Homem nos libertar, seremos verdadeiramente livres.

 

Quantos vasos mesmo que dentro da casa de Deus, guardam entro de si os restos de uma vida passada, como que se o verdadeiro tesouro estivesse nas mágoas, nos ressentimentos, nos atos de impiedade, nos aborrecimentos vividos, no ódio e nos rancores. Não se deixam libertar. Estão presos em suas amarras.

 

O Filho do Homem abriu mão de sua majestade, e veio até nós para nos dar uma vida em abundância. Razão de ter morrido na cruz do calvário para que todo aquele que nele venha a crer não morra, mas tenha vida eterna. Esta é a Sabedoria de Deus.

 

Reconhecemos porque cremos que mesmo depois da morte, haveremos de estar com Cristo em sua Glória. Razão de diligentemente desejarmos que outros também aceitem esta verdade. Que nossos parentes, vizinhos e amigos tomem posse deste poder de Deus

 

No jovem Saulo, operava o poder do engano, razão de perseguir os primeiros cristãos da igreja, até que teve um maravilhoso encontro numa estrada que fez com que abrisse o seu entendimento e passasse a se encher o Espírito Santo de Deus. Trazendo-nos como gentios a revelação da Palavra de Deus. Se Saulo não se dispusesse em ir à rua direita, teria se transformado em Paulo?

Deus tinha em Paulo um vaso escolhido diante dos céus, para a pregação da Sua Vontade à todo homem de boa vontade.

 

No Apóstolo Paulo operava a morte, para que pela propagação do evangelho que ele se empenhava em difundir, produzisse vida nos que aceitassem. Assim é até os dias de hoje.

 

É necessário que eu diminua para que Ele cresça.

Só se esvazia o que se está cheio... O que temos carregado que ainda precisamos esvaziar?

 

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 30.01.2010