Deus ama o que dá com alegria.
Devemos entender dar em primeiro lugar nossa vida com alegria ao Senhor Jesus.
Dar nosso tempo com alegria para o trabalho de Deus.
Viver alegre segundo a vontade de Deus.
O mundo vive procurando motivos de alegria, nos fins de semanas e até mesmo na semana muitos vivem a procurar algo que lhe alegre, o vazio da alma precisa ser preenchido e só Jesus pode satisfazer este vazio com verdadeira alegria.
Porem os enganos desta vida segundo o desejo do ego e do mundo faz a pessoa amoldar-se com as coisas que o mundo oferece a chamada paz do mundo que não é como a paz que Jesus dá.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27
Assim Deus é o que dá verdadeira alegria, alegria sobre natural que faz com que sejamos alegres em verdadeira ESPERANÇA.
Não quer dizer que estamos sorrindo toda hora, às vezes se está chateado com muitas coisas que passamos principalmente as injustiças.
Porque a alegria que Jesus nos dá, faz com que tenhamos animo, esperança real esta alegria é intima, dela usufruímos por que sabemos que confiamos nas promessas que Jesus nos fez.
Promessa real que nos faz ter alegria intima ainda que tudo pareça não estar tudo indo bem.
Alegramos-no por termos o perdão dos nossos pecados, por não mais estar debaixo da condenação. Por sermos novas criaturas, pela salvação eterna, por um futuro de felicidade, por sermos habitação de Deus, por saber que nada nós separa do amor de Jesus.
Principalmente por saber que fomos justificados, e somos amados por Deus, até pelas disciplinas quando erramos.
Por isso Deus ama o que dá com alegria, porque primeiro deu sua própria vida a Jesus.

Alguns , usam o dizimo como formade medir o fiel, isto pode trazer confusão e injustiças na igreja .

porem quando alguem dá mais que o dizimo ninguem o exorta para que de exatamente o dizimo, pelo contrariose alegra com esta pessoa e o chama de liberal na contribuiçao.

Se alguem contribui mas não em forma de dizimo é questionado se o valor que ele dá esta na media e não entre a contribuiçoes maxima da igreja .

Quando lemos cada um contribua segundo o que propos no seu coraçao , não por tristeza e nem por nescessidade ,pois Deus ama o que dá com alegria .

entendemos que dee ser proposto uma quantia que não é mesquinha mas que está na condiçao da pessoa ofertar sem ficar constrangido por estar me necesssidade finaceira .

alguns dizimam para satisfazer seu pensamento de estar sendo fiel e assim ter a bençaos materiais em suas vidas , se julgam mais fieis quando recebem alguma soma na na vida financeira ou bens .

assim vão se iludindo e julgam os que passam por privaçoes como rebelde e coitado, este é o pensamento do evangelho da prosperidade .

Nunca ouvi .alguem dizendo para o publico : como esta sua vida com Deus , e com seu irmão ,antes de ofertar averigue sua conduta se voce estiver em pecado procure se acertar com Deus e se tiver em intriga com seu irmaão então é com Deus e seu irmão ,depois venha e traga sua oferta .

mas é dificil alguem colocar assim pois a denominaçao precisa ser mantida e homens não querem saber a procedencia nem a forma como se oferta ou dizima , mas que o orçamental mensal do caixa se mantenha positivo.

Mas Jesus não ligava para os interesses dos fariseus e diz que é masi importante o altar ou a oferta ?

é mais importante a vida com Deus eo irmão ou o valor que se dá em oferta, .e para os que não gostam de dizimar ou ofertar ,saiba isto não é desculpa para que justifique sua avareza mas é algo aser corrigido e ofertar ou dizimar com alegria .


Sim é verdade que no mundo temos tribulação, sim é verdade que as coisas deste mundo de pecado nos chateiam, e verdade que a vontade do ego da carne nos faz mal e às vezes não sorrimos .
O mundo nos da um fardo pesado, mas eu não preciso levá-lo, pois eu posso sempre recorrer a Jesus, mesmo já sendo um crente nele, Ele sempre nos convida:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28
Deus ama o que dá com alegria , mas muitas vezes nos encontramos constrangido pelos nossos proprios pensamentos , ou por exigencias que estão fora do nosso alcance e ai passamos a nos entristecer , passamos a não considerar mais , aquilo que o Apostolo escreveu cada um contribua segundo o que propos no seu coraçao .
O que eu proponho pro trabalho da igreja , o que eu proponho para participar nas programaçoes da igreja , o que eu proponho para contribuir ?
Muitas vezes alguem precisa de mais e aquilo que eu propus é rejeitado por alguem e tido como inutil , mas se com sinceridade é o que eu posso propor diante de Deus quem é o homem para censurar se sou sincero se é algo proposto dentro de uma bõa vontade , sem sonegaçao ou negligencia porque alguem me censura ?
Será que não estou sendo levado por uma lei que eu criei para mim ou outro a fez para as pessoas ?
Gosto de lembrar de Abraão , quando foi chamado por Deus , ele não sabia o que lhe esperava mas acreditou e seguiu , teve momentos de tristeza , passou por momentos detribulaçao mas Deus não o deixou sem esperança .
Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Gênesis 15:1
Abraão certamente fazia as coisas confiando em Deus e nas suas promessas , como por exemplo quando ele foi em perseguiçao dos inimigos que levaram seu sobrinho ló e todo os seus bens , Abraão voltou vitorioso e com tudo de de volta Deus lhe foi fiel e confirmou isto com o envio de melquisedeque sacerdote do Deus altissimo .
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. Gênesis 14:18
Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; Hebreus 7:1 ,
Abraão abençoado teve de imediato uma atitude voluntaria , propos em seu coração dar o dizimo de tudo que havia resgatado de volta .Abraão estava com um coração alegre e deu com alegria .(E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. Gênesis 14:20
Como é bom quando nós recebemos uma quantia a mais por meio de dadivá de DEUS e resolvemos dar um pouco para a obra de Deus . me refiro a obra legitima que visa alcançar almas para Jesus .
A atitude de Abraão não foi uma lei para ele , nem foi lhe exigido que desse algo mas ele deu por que sentiu alegre em pode dar o dizimo , isto é gratidão e reconhecimento que Deus é autor de nossas conquistas frente a um mundo que está preso ao maligno e todos os dias nos somos sustentados , temos trabalho Deus nós dá saude nos cura de nossas enfermidades dá nos proteçao contra os males , e nos sustente em nossas fraquezas e debilitações .
O ato de gratidão deve ser de nossa parte uma alegria .
Quando nos comprometemos em fazer algo diante de Deus por achar que somos capazes por nós mesmo, nos complicamos e falhamos .
Israel fez isto por ficar com medo de Deus , se comprometeu em fazer tudo oque Deus pedisse
Acharam que Deus trataria com eles de maneira humana e falha , mas Deus é perfeito e lhes deu estatuto e leis perfeitas , não pediram misericordia acharam que fariam tudo sem falhar
.Deuteronomio 5;29 (Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre.
Israel teve um encontro com Deus no deserto um momento especial onde apareceu em sua gloria por mei de trovões relampagos , som de trobetas e a nuvem de fogo .
( E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. Êxodo 19:16 (Deut 5:5 (Naquele tempo eu estava em pé entre o SENHOR e vós, para vos notificar a palavra do SENHOR; porque temestes o fogo e não subistes ao monte), dizendo
:(Deuteronomio 5;25 Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do SENHOR nosso Deus morreríamos (Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos.
Deus conhece todas as coisas sabia que esta seria a reação do povo , deu os estatutos e leis , e sabia que o povo falharia em cumpri-los ,mas queria mostra-lhes que eram falhos e dependiam de Deus em tudo, Deus mesmo cumpriria a sua lei no homem que Ele preparou seu filho Jesus Cristo, e propos que quem tivesse fé em seu filho receberia seu Espirito Santo ,que o guiaria, ensinaria e disciplinaria em toda justiça ele é nossa lei em Jesus .
O povo no passar do tempo seguiu transgredindo e abandonando a lei de Deus .A ponto de Jesus afirmar que eles não tinham aqui-lo que Abraão teve a fé , pois não eram segundo a fé descendencia de abraão pois se fossem creriam em Jesus . Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fósseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. João 8:39 ( A igreja de Jesus tem a fé de Abraão como afirma em Romanos que Abraão é pai da fé .( Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Gálatas 3:7
Está provado que o ser humano não pode cumprir a lei perfeita de Deus , e que Deus mesmo fez isto por nós em Jesus , mas é interessante que ainda hoje usamos passagens da lei para intimidar, para conseguirmos coisas ou mesmo para que as pessoas sejam mais compromissadas nas contribuiçoes .
É claro como relatado no inicio que devemos cooperar com alegria pois Deus nos dá alegria , seja no que for em dizimo oferta ou mesmo em trabalhos devemos propor oque podemos fazer diante de Deus e faze-lo com alegria .
E ninguem deve usar os termos da lei para alcançar seus objetivos ou mesmo para a obra de Deus .
Como usaremos os termos da lei se somos da graça , será que naõ correriamos o mesmo perigo dos galatas que estavam deixandoa graça de deus e usando os argumentos da lei.
galatas 3:2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
Se uma coisa tem que ser pela lei logo tudo fica sujeito a lei, mas na graça não é assim,
O nome dizimo não é sinonimo de lei mas como Abraão o fez e algo de gratidão , bem como o contribuir segundo o que propos no coração .
Tudo com alegria deve ser feito,porque o Senhor é nossa alegria ;que nos dá força
(Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8:10
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17
Um texto que deve ser evitado usar na igreja para pedir dizimos é oferta é o de malaquias , pois como já foi relatado Deus disse que o povo não cumpre a lei nem o estatutos que dizeram que observariam,
E no texto de malaquias há sim maldiçoes que estão relatadas porque a lei diz maldito todo aquele que não a cumprir . (Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Gálatas 3:10 (Este não é ministerio da graça nem da igreja de Jesus ,
Leia o que diz o livro de malaquias :3:7 Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? , (trasngressões da lei ) traz maldiçoes (Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação
Irmaõs, em Jesus todas as maldiçoes foram tiradas de nós , temos entao que ter cuidado com avareza ou seja amar aquilo que temos ou recebemos a ponto de não dar nada ou ajudar ninguem , pois a avareza é idolatria .
.que Jesus por meio de Seu Espirito nos de entendimento .amem