Resenha do texto Determinantes das Mudanças no Conteúdo das Propostas Educacionais no Brasil dos Anos 90-Período Itamar Franco
O texto objetiva transparecer como a formação da teoria política liberal mordenizante implementava as políticas publicas no Brasil nos anos 90, fundamentada na tese do trabalho como principio educativo.
A autora Neves organiza seus argumentos de acordo com o espaço de tempo de construção e consolidação do pensamento neoliberal, vinculando intelectuais (Nascimento, Ibidem, Coutinho, Ferraz e outros), ás conjunturas do meio social (implementação de políticas publicas) e a instrumentos difusores (produção em massa).
Apoiando a construção das idéias neoliberais Itamar Franco expõe concepção do homem moderno como sujeito social critico racional, atuante e autônomo contrastando com o governo do Collor. Esta nova concepção atinge às instituições, promovendo a reformulação educacional. As transferências do poder e o contrato (pacto) social entre indivíduos e Estados é profundamente elucidadora, pois as mudanças dos métodos de instrução passa pela revitalização do papel do Estado. A este, homem moderno confia sua sociedade e sua legitimação civil. Esta nova forma de pensar integra um processo histórico de intelectualização, onde os intectuais recebem confiabilidade e legitimação para resolver conflitos sociais e averiguar entraves no processo de determinado povo. A formação técnica passa a ser agentes sócios civilizatórios, pois difundem o saber, estimulam a individualização crítica.
Os meios de comunicação de massa são utilizados como forma de convencimento, segundo aos princípios de aceitação popular das alternativas neoliberais de organização social, como as únicas capazes de trazer ao país a paz e o desenvolvimento. As expulsões da companhia de Jesus de diversas regiões explicitam o novo caráter do Estado, promotor da civilidade, e da profissionalização do ensino.
No século XVIII, as mudanças do sistema de ensino processaram de forma irregular e descontínua. A extremização do pensamento iluminista se localiza na borda da contemporaneidade do século XIX, com a dicotomia Ordem e Progresso, exacerbada pelo darwinismo social, pelo evolucionismo e pelo positivismo.
Com argumentações precisas e ordenadas a autora fundamenta sua tese: a construção de um pensamento laico e racional de educação e das políticas implementadas para consolidar a ótica do capital, (Educação para Todos), para atender a demanda empresarial. Promovidos por intelectuais modernos, o texto elabora a analise do governo de Itamar Franco comparado o seu governo com outros que vieram antes dele em diferentes esferas de governo e temporalidades da vida social, investigando a historicizando eventualmente, micro-historia e instrumentos( educação de massa). Configura assim um texto objetivo, com argumentos coerentes e estimulantes.