1           . INTRODUÇÃO

O feijão vulgar (P. vulgaris L.) é uma cultura considerada das mais importantes fontes de alimentação na África Oriental e Austral. É considerado a 2a mais importante fonte de proteínas na dieta humana e 3a mais importante fonte de calorias de todos produtos agrícolas da África Austral e Oriental (Wortman & Allen, 1994).

Esta cultura é muito influenciada por factores como pragas, doenças e infestantes, no seu rendimento. Em geral, não se considera adubações com micronutrientes. Apesar de o feijoeiro ser uma planta com grande capacidade de aproveitamento de nitrogénio disponível no solo, ressalta-se a importância de aplicação do molibdénio, o qual tem efeito na eficiência de nitrogénio e na nitrogenase (Araújo et al, 1999).

A diagnose da deficiência de molibdénio é de extrema importância para a correcção e redução das perdas de produtividade das leguminosas, e também para prevenir a deficiência de nitrogénio para as culturas subsequentes. Por outro lado, o suprimento adequado pode influenciar positivamente na eficiência do rizóbio no processo de fixação biológica do nitrogénio, aumentando a quantidade fixada pelo nódulo da raiz, promovendo deste modo o aumento de produtividade.

Desta feita, teve lugar no campo experimental de Umbeluzi – Maputo, a determinação do efeito de época de aplicação associada a dose de molibdénio foliar como maior determinante da produtividade da cultura de feijão vulgar.