DETERMINAÇÃO DA UMIDADE RELATIVA DO SOLO PELO MÉTODO DA PORCENTAGEM E SUA APLICAÇÃO NA AGRICULTURA

 

VITORINO, Carlos Eduardo Nascimento

Graduando em Matemática – Universidade Federal Fluminense – UFF

Bolsista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA (2008-2009)

Professor de Física e Matemática da rede particular de ensino

 

A umidade do solo, é a relação existente entre a quantidade de água presente no solo em um dado instante, e a quantidade total do solo. Esse valor é expresso pelo método matemático da porcentagem. A determinação dessa relação na agricultura, visa conhecer o índice de umidade do solo, com finalidade de obter esse dado importante para a elaboração de projetos de irrigação e drenagem, em determinada área, de acordo com a cultura a ser plantada.

 

Sua determinação é muito simples. Basta determinar o peso da amostra em seu estado natural, razão pela qual a amostra não deve perder umidade, e o peso após completa secagem. A secagem deve ser feita em uma estufa em uma temperatura que deve variar de  105 °C à 110° C. “Existem solos, como por exemplo, as argilas do México, que apresentam umidade da ordem de 400%” (CAPUTO,1983).

 

Porcentagem, é o resultado que obtemos quando aplicamos uma taxa percentual a um dado valor. Isso quer dizer, quando multiplicamos esse valor por uma taxa dividida por cem, ou dividimos determinado valor fracionado pelo valor total, multiplicando por cem.

Uma vez lançado mãos dos valores dos pesos da amostra úmida e do peso da amostra seca, basta utilizar o método matemático; Assim,

Seja (Pu) o peso da amostra em seu estado natural, ou seja, úmida, (Ps) o peso da amostra seca e (PA) o peso da água existente na amostra:

 

Pu = Pa + Ps , o que implica que,

 

PA = Pu – Ps , então:

Pu – Ps  x 100   =   Pa x 100 = h %

    Ps                       Ps

 

Logo, a umidade relativa do solo pode ser expressa pela fórmula:

Pa x 100 = h %

                                                          Ps

 

onde, h% é o índice de humidade relativa.

 

Como já foi dito, a determinação dessa carcterística tem influência direta na prática da irrigação, agindo diretamente na qualidade da lavoura a ser cultivada. Sendo assim, de grande importância na engenharia agrícola e na agronomia.