Detectando solos saturados por água em condições de campo

 Solos saturados por água nada mais são do que solos que estão encharcados. Ao andar em um local próximo a um rio, você, talvez, sem intenção, pisou em um local e seu pé afundou, pois o solo estava completamente encharcado e mole. Essa experiência talvez desagradável foi uma forma direta de confirmar que naquele local em que você pisou, o solo estava saturado.

 Baseados nessa experiência talvez familiar, alguns cientistas utilizaram esse método de verificação de campo para mapear áreas de solo encharcado em microbacias hidrográficas. Nesse caso, cientes que o encontrariam manchas de solo onde seu pé poderia afundar, eles foram precavidos e utilizaram bota. Por essa razão, o método foi chamada de “método da bota”.

 Como se pode imaginar, esse método é relativamente barato se comparado à sensores de umidade do solo. Esta é uma maneira que possui um critério fácil de definir saturação do solo em condições de campo.

 Preparado a partir de:

 LATRON, J.; GALLART, F. Seasonal dynamics of runoff-contributing áreas in a small mediterranean research catchmernt (Vallcebre, Eastern Pyrenees). Journal of Hydrology, v.335, p.194-206, 2007.